Gastronomia restaurante

Restaurante Rei dos Leitões reabriu com novidades

Alameda com calçada à portuguesa, espaços verdes e sombras.
Rei dos Leitões - nova entrada
Rei dos Leitões – nova entrada

Depois de mais de dois meses fechado e acabado de completar 73 anos, o bairradino Rei dos Leitões – restaurante de referência situado no número 17 da Avenida da Restauração, na Mealhada – voltou a abrir as portas ao público.

Na verdade, nunca as fechou por completo, porque durante este período manteve a atividade em regime de take away e entregas ao domicílio. Foi esta segunda-feira, dia 18 de maio, o primeiro dia de uma nova etapa, que ficará para sempre marcada pelo antes e depois da pandemia de Covid-19.

A inquietude de António Paulo Rodrigues e resiliência de Licínia Ferreira, proprietários do Rei dos Leitões, são apanágio desta casa.

Rei dos Leitões - Licínia Ferreira
Rei dos Leitões – Licínia Ferreira

Tendo em conta o contexto actual e as medidas impostas pela Direcção-Geral de Saúde – cumpridas a rigor –, a dupla viu neste o momento mais que perfeito para criar uma nova infraestrutura de apoio ao restaurante.

Assim, a entrada no Rei é agora feita por uma espécie de “passadeira vermelha”, feita com calçada à portuguesa e algumas árvores. Uma pequena alameda, com espaços verdes e sombras, que vai permitir optimizar a recepção aos comensais do Rei.

Rei dos Leitões - nova entrada
Rei dos Leitões – nova entrada

Todas as medidas de segurança estão garantidas e prova disso é a excelente adesão que tiveram nestes dois primeiros dias. Não sentiram insegurança por parte dos clientes, cerca de 60% já habituais e os restantes 40% feitos de novas caras, que na sua maioria quiseram deleitar-se com um belo leitão assado à Bairrada e uma taça de espumante produzido e certificado na região! Chegaram de vários pontos do país, quase sempre com reserva.

O tempo de confinamento permitiu à tripla de chefes Gonçalo Moreira, Luís Apóstolo e José Capela e à chefe pastelaria Lídia Ribeiro criarem novas iguarias que em breve serão apresentadas na carta do Rei dos Leitões.

Rei dos Leitões - nova entrada
Rei dos Leitões – nova entrada

Por agora o tempo é de adaptação e de apostar em sugestões semanais, onde reina a qualidade e frescura dos produtos, vindos dos melhores mercados e lotas do país. 

A principal preocupação continuará a ser a de levar à mesa o melhor que exista em cada uma das opções, como carnes provenientes de produtores de topo; o mais fresco dos peixes e mariscos, mas também diversidade nos pratos vegetarianos.

O serviço de take away e de entregas ao domicílio vai manter-se, de Norte a Sul do país, com forte aposta no Leitão, mas também no ‘polvo à lagareiro’, ‘bacalhau na brasa’, ‘lasanha de lagosta’, ‘plumas de porco ibérico’, ‘cabrito grelhado’, ‘galo’ ou ‘cabrito assado no forno’.

%d bloggers like this: