declaração douro vinho do porto

2018 é ano Vintage para marcas do grupo Gran Cruz

Gran Cruz, Dalva e Quinta de Ventozelo são "Vinhos do Porto Vintage 2018".

O Grupo Gran Cruz comunicou a declaração do Vinho do Porto Vintage 2018 para as marcas Gran Cruz, Dalva e Quinta de Ventozelo.

O ano vitícola de 2018 foi um ano muito chuvoso, de temperaturas amenas, o que conduziu ao atraso da maturação. A vindima foi relativamente tardia e ocorreu com temperaturas por vezes elevadas e praticamente sem precipitação.

Segundo José Manuel Sousa Soares, responsável de enologia do grupo Gran Cruz, “os vinhos produzidos nasceram com uma alta qualidade, elegância e equilíbrio. Ao fim do segundo inverno de estágio cuidado e controlado, mostravam um elevado potencial de envelhecimento.

Apesar do estilo de cada marca ser distinto, os vinhos produzidos pelo grupo revelam-se intensos e com fruta muito expressiva.

Vinhos do Porto Vintage - grupo Gran Cruz
Vinhos do Porto Vintage – grupo Gran Cruz

O Porto Vintage da Gran Cruz tem o perfil mais redondo, sem perder a robustez desejada num vinho desta categoria. De cor muito intensa, com reflexos azuis, revela um aroma marcado pela fruta madura. Em prova, o volume de boca é potenciado pela acidez viva, sendo o final extraordinariamente marcante.

Quando falamos do Vintage Dalva, podemos defini-lo como um Vintage de perfil mais elegante. Os aromas florais, a fruta madura e as notas mentoladas, combinam-se de forma harmoniosa, sem sobreposições. A boca, de taninos opulentos, no entanto, equilibrados, revela um final delicioso, fresco e longo.

O Vintage de Ventozelo expressa toda a tipicidade do terroir de anos mais frescos e vindimas mais tardias. As notas profundas de fruta vermelha e preta, combinam-se de forma elegante com o caracter fresco e vegetal. Denso, de taninos robustos e maduros, este vintage evoca a singularidade de uma Quinta muito própria e distinta.

Espera-se que estes vinhos de notável qualidade evoluam de forma extraordinária em garrafa.

Disponíveis para venda a partir de setembro 2020.

%d bloggers like this: