comportamento consumidor garrafeira lojas online

Douro e Alentejo são as regiões preferidas dos clientes da OnWine

Já com a confirmação que 2020 será um ano recorde de vendas, a garrafeira online OnWine quis perceber o que está a mudar nos hábitos e comportamentos do consumidor de vinho durante a pandemia Covid-19.

O crescimento exponencial das vendas online que se estão a registar no país está também a incluir o negócio do vinho, uma boa notícia para um setor fortemente afetado pela necessária declaração do Estado de Emergência.

É o caso da garrafeira online da OnWine Megastores de Bebidas que, em apenas quatro semanas (16 de março a 10 de abril), registou um crescimento de faturação na ordem dos 540%, em comparação com as 10 semanas anteriores (1 de janeiro a 15 de março).

À data, já foi ultrapassado o valor total da faturação de 2019, confirmando que 2020 estabeleceu um novo recorde.

OnWine Homepage
OnWine Homepage

De facto, os portugueses continuam a comprar vinho, mas agora sem sair de casa.

Entre os clientes da garrafeira, provenientes de todo o território nacional e também de países da Europa Ocidental, destaque para o aumento das vendas nos principais centros urbanos do país, como Grande Lisboa, Grande Porto e Algarve.

O valor médio da encomenda ronda os 55€, o que equivale a um preço médio por garrafa superior a 6,20€.

O Douro é a região mais procurada, seguida do Alentejo, totalizando juntas 70% de todas as vendas.

Os vinhos de mesa, em particular os tintos (2/3 do total), estão em destaque, representando 90% das compras. Em média, cada encomenda é composta por 9 garrafas, com uma das garrafas, no mínimo, de categorias como Vinho do Porto, espumantes ou bebidas espirituosas.

De acordo com Manuel Oliveira, diretor comercial da OnWine Megastore de Bebidas:

Temos registado muitos novos consumidores no site, a maior parte à procura de novas experiências, misturando regiões, marcas, categorias e até preços. As pessoas estão disponíveis para aprender mais, para provar vinhos novos e para arriscar em marcas que ainda não conhecem. É, por isso, uma excelente oportunidade para os produtores e temos feito um enorme esforço para criar campanhas direcionadas e apoiar estas novas relações que estão a nascer – e que queremos que perdurem no pós-pandemia”.

A loja online da OnWine Megastore de Bebidas tem atualmente mais de 1500 referências disponíveis, uma verdadeira seleção de luxo de vinhos portugueses e estrangeiros, destilados e azeites.

Para que a experiência seja completa, a OnWine dispõe ainda de diversos serviços gratuitos para orientar os consumidores a fazerem as suas compras, como um serviço de apoio ao cliente em tempo real, através de um chat interativo que responde a dúvidas sobre todas as bebidas à venda, propostas gastronómicas elaboradas por Chefes com combinações de pratos (receita incluída) e ainda pequenos vídeos feitos por enólogos e produtores com informações úteis sobre cada vinho, partilhados também nas redes sociais.

Num inquérito de satisfação realizado recentemente aos clientes, todas estas iniciativas já mereceram bons elogios à garrafeira online, com a experiência geral do serviço a ser classificada com a nota de 4,8 (numa escada de 1 a 5). 100% dos inquiridos aconselhariam a um amigo ou familiar a comprar vinho online. 

%d bloggers like this: