declaração douro vinho do porto

Sogrape declara Vintage 2018 para as marcas Ferreira Sandeman e Offley

Para o enólogo Luís Sottomayor, o ano de 2018 é um dos melhores anos Vintage, a que assistiu.

Depois de dois anos excecionais para a categoria, a Sogrape acaba de anunciar a declaração de Vintage 2018 para as marcas Ferreira, Sandeman e Offley, um anúncio que resulta de uma vindima com alguns desafios, mas que ficará certamente na história do Vinho do Porto.

Luís Sottomayor, enólogo responsável pelos vinhos do Douro e Porto da Sogrape e que assina esta declaração, reconhece os desafios que a equipa de enologia enfrentou num ano marcado por condições aparentemente adversas, mas que se vieram a revelar muito favoráveis à produção de Vintage.

Para o enólogo, 2018 sempre foi um ano muito promissor e clássico.

Douro - Sogrape
Douro – Sogrape

Quando todo o setor de Vinho do Porto defendia esta mesma tendência para 2017, Luís Sottomayor estava já otimista quanto ao enorme potencial de 2018 e desde cedo confiante relativamente a esta declaração.

2018 é dos melhores, se não o melhor, ano Vintage a que assisti”, afirma o enólogo. “Do cenário muito particular vivido na vindima de 2018, resultaram vinhos que aliam uma elegância extraordinária a uma estrutura fora do comum, proporcionando uma ótima complexidade e harmonia, e com um grande potencial de envelhecimento”, conclui.

Na região do Douro viveu-se um inverno extramente seco e frio com impacto direto na vinha, provocando uma fase de abrolhamento mais tardia.

A primavera, muito chuvosa e húmida, conduziu a um atraso ainda maior na maturação e, em consequência destas condições, surgiram algumas doenças na vinha, provocando a perda de uma parte da produção, mas um efeito muito positivo na concentração e qualidade das uvas.

A videira suportou bem o verão muito quente e seco, com uma maturação prolongada, de grande qualidade.

Os vinhos produzidos refletem a autenticidade e o estilo de cada casa.

Ferreira, a mais antiga e celebrada marca portuguesa de Vinho do Porto, revela-nos um Vintage marcado pela elegância e caráter harmonioso, mas com muita complexidade.

Já em Sandeman, estamos perante um perfil mais robusto e marcado pela estrutura.

Por fim, Offley revela o seu já conhecido caráter mais irreverente, um Vintage jovem e muito frutado, ideal para quem está a começar a explorar a categoria.

Aguardam-se, assim, três Vintages de caráter clássico e excelente qualidade para Sandeman, Offley e Ferreira, esta última herdeira de um legado superior a 250 anos, onde se inclui o mais valioso património histórico na categoria, com uma garrafeira que nos leva numa viagem até 1815.

Leia também: