chef Gastronomia

Carlos Afonso e Pedro Martin – A nova dupla do “The Art of Tasting Portugal

Carlos Afonso e Pedro Martin farão um jantar mensal na plataforma “The Art of Tasting Portugal”. Neste primeiro jantar, a 29 de fevereiro, o chef convidado para completar o trio é Rui Sequeira, do restaurante Alameda, em Faro.
Carlos Afonso - O Frade
Carlos Afonso – O Frade

No próximo dia 29 de fevereiro, o chef Carlos Afonso (O Frade, em Lisboa) e o produtor de vinhos de Pedro Martín (Bone Dry, OM AM) estreiam mais um conceito no âmbito do projecto “The Art of Tasting Portugal”.

Este jantar mensal, em formato pop-up com valores da nova geração portuguesa, unirá o chef-revelação de 2019, Carlos Afonso, ao irreverente produtor de vinhos Pedro Martín, e a um convidado.

Pedro Martín
Pedro Martín

Todos os meses, os jantares serão dedicados a uma temática diferente. Este primeiro terá como tema o “Farm to Table”, com enfoque nos animais de pasto e de capoeira e nos legumes da horta, e o chef convidado é Rui Sequeira, que detém as rédeas do restaurante Alameda, em Faro.

Rui Sequeira, um dos finalistas de 2012 do Concurso Top Chef da RTP, trabalhou seis anos no Ocean, restaurante com 2 estrelas Michelin no Algarve, onde foi sous-chef de Hans Neuner, e do qual saiu para abrir o seu restaurante no centro de Faro.

Rui Sequeira
Rui Sequeira

Ele e a mulher criaram ainda um Supper Club em casa, o OitavofrenteSupperclub, que sentava à mesa oito desconhecidos. Em 2018, Rui Sequeira abriu o Alameda, onde trabalha os produtos sazonais e locais de forma muito criativa.

Queremos fazer uma viagem pelas várias regiões de Portugal, unindo a nova geração de chefs e mostrando a essência da gastronomia portuguesa e das nossas raízes”, afirma Carlos Afonso. “Acho que falo em nome dos três quando digo que estamos muito entusiasmados com o que podemos mostrar neste palco”.

A plataforma “The Art of Tasting Portugal”, criada pela Chefs Agency em 2020, tem como objectivo ser uma montra do que melhor se faz em Portugal.

Esta nova forma de apresentar a gastronomia nacional tem como primeiro palco o Atelier Henrique Sá Pessoa, em Marvila, embora seja nómada e itinerante por definição.

A 6 de fevereiro, inaugurou com um jantar com autoria do chef Diogo Rocha (Mesa de Lemos, 1 * Michelin), e a 20 de Fevereiro será a vez do chef Rui Silvestre (Vistas, 1 * Michelin) mostrar a sua arte à mesa.

Em Março, estão já marcados dois jantares com o chef Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, 2 * Michelin), nos dias 13 e 14 de fevereiro.

Os melhores produtos, pratos, vinhos e experiências eno-gastronómicas, e os melhores protagonistas da cena lusa estão no The Art of Tasting Portugal.

Desta feita, são 14 lugares à mesa do Atelier Henrique Sá Pessoa, em Marvila, e o preço destes jantares é de 75€ por pessoa.

%d bloggers like this: