dão Gastronomia Restaurante

Alta gastronomia na nova carta do Paço dos Cunhas de Santar

O restaurante do Paço dos Cunhas de Santar, comandado pelo chef Henrique Ferreira, tem recentemente em vigor uma nova carta, inspirada pelas raízes beirãs do chef, que abraça neste espaço com toda a paixão um projecto assente no fine dinning.

sala do restaurante Paço dos Cunhas de Santar
sala do restaurante Paço dos Cunhas de Santar

A carta promete-nos uma viagem por tempos imemoriais da gastronomia beirã, que as paredes graníticas do restaurante e a monumentalidade do edifício ajudam a conservar.

Empada de Caça e Feijão Frade ou Alheira de Cogumelos são dois dos exemplos de boas-vindas à viagem gastronómica que o chef nos proporciona, e que abre portas, por exemplo, a uma Feijoada de Chocos, a um Robalo Assado com Funcho e Batatinhas, ou a uma Cevadinha de Carabineiro com Limão e Coentros.

chef Henrique Ferreira
chef Henrique Ferreira

Na carne, há Risoto de Míscaros, Vitelinha de Leite e Carqueja ou Lombo de Borrego, Hortelã, Castanhas Salteadas, Puré de Abóbora e Manteiga.

Adocica o palato no fim da viagem um Leite Creme de Pastel de Nata, Gelado de Ristretto e Canela, Diospiro, Requeijão e Avelã ou Chocolate e Beterraba.

O restaurante disponibiliza, ainda, menus de degustação, de três, quatro ou cinco momentos, onde o comensal se entrega nas mãos do chef.

sala do restaurante Paço dos Cunhas de Santar

Alguns desses momentos podem ser preenchidos com pratos da carta, mas a surpresa é o mais expectável.

Todos os momentos da refeição são harmonizados com vinhos do vasto portefólio da Global Wines, com referências que vão desde o Dão, à Bairrada e ao Alentejo.

São criações que levam o Dão à mesa, com uma grande vontade de surpreender e onde os produtos locais de grande qualidade são escolha preferencial.

O chef Henrique Ferreira é ainda responsável por mais dois espaços de restauração da Global Wines: a Quinta do Encontro, na Bairrada, com um conceito de menus de partilha, e a Quinta de Cabriz, um restaurante mais apoiado na cozinha tradicional beirã.

%d bloggers like this: