iniciativa solidariedade

Oikos junta-se a 15 restaurantes na Giving Tuesday

Organização não governamental portuguesa conta com o apoio de 15 restaurantes na Giving Tuesday. Valor angariado reverte para o apoio às vítimas dos ciclones em Moçambique.

Depois do frenesim da Black Friday e da Cyber Monday, esta Terça-feira chega pela primeira vez a Portugal o Giving Tuesday – um movimento mundial iniciado em 2012 que apela ao acto de doar em contraposição com o consumismo desenfreado das duas primeiras datas.

A Oikos, organização não governamental portuguesa (ONG) para o desenvolvimento, decidiu juntar-se à iniciativa… Mas não vai fazê-lo sozinha!

A Oikos trabalha o tema da segurança alimentar e nutricional desde sempre e há alguns anos em Portugal. Para nós, cozinhar também é liderar e por isso há muito que queríamos envolver os nossos chefs e cozinheiros nacionais nas nossas iniciativas”, afirma João José Fernandes, Presidente da Oikos.

Com essa ideia em mente, a organização desafiou vários restaurantes lisboetas a doar 1.50 € por cada cliente no dia 3 de Dezembro (um prazo que nalguns casos se prolonga até dia 8 de Dezembro). 

O valor doado irá apoiar o trabalho feito pela ONG portuguesa em Moçambique.

A resposta foi muito positiva e permitiu à Oikos contar com o apoio de 15 restaurantes, numa iniciativa com o apoio da Zomato cuja lista completa pode consultar aqui

LOCOMano a ManoAvenida SushiCaféIzanagiErvaEssencial e Pigmeu são alguns dos projectos que dão o seu precioso contributo à causa #semearmocambique.

A OIKOS EM MOÇAMBIQUE

Na sequência da passagem dos devastadores ciclones Idai e Kenneth pelo território moçambicano, a Oikos distribuiu alimentos e bens de primeira necessidade a mais de 243 mil pessoas. Agora, o trabalho da organização tem como principal propósito recuperar a produção agrícola do país, garantindo uma solução sustentável a longo prazo – só assim será possível garantir a alimentação e uma fonte de rendimento para as famílias.

COMO AJUDAR?

Fazer parte deste movimento e visitar os espaços de restauração que se comprometem com esta causa. Durante o mês de Dezembro, os restaurantes solidários estarão em destaque na colecção da Zomato “Giving Tuesday com a ONG Oikos”.

São parceiros nesta campanha a Zomato, a Amuse Bouche, a Agência WOP, a Nova Expressão e a webStarter.

Como fazer mais? Aceder a www.oikos.pt/mz e escolher uma das formas de ajuda. A causa pode ainda ser divulgada através das hashtags #semearmocambique #oikos #DaParaMudar #GivingTuesdayPT