Gastronomia Restaurante

O ALMA participa pela primeira vez no THE GRAND GELINAZ! SHUFFLE STAY IN TOUR

Ao todo, 38 países, 138 restaurantes, 148 chefs, 700 horas, 2200 receitas, 8 pratos e 17 fusos horários. O pensamento provocador deste evento único cria amizades globais e diálogos culinários. E está quase a chegar ao ALMA!

Henrique Sá Pessoa

No dia 3 de Dezembro, o ALMA vai fazer parte do jantar mais global do mundo, o THE GRAND GELINAZ! SHUFFLE STAY IN TOUR, um evento de revolução gastronómica onde chefs de todo o mundo irão trocar receitas por um dia. 

Numa noite e apenas nessa noite, os 148 chefs estarão a cozinhar as ideias de outros sem sair das suas cozinhas. 

Uma verdadeira lotaria de menus, numa edição que será quase livre de CO2, com o ambiente e as mudanças climáticas em mente. A única coisa que viaja será a criatividade dos maiores chefs do mundo!

Assim, será atribuído por sorteio a Henrique Sá Pessoa o menu de um outro chef participante, que o responsável pela cozinha do ALMA terá de recriar – quem sabe se uma criação de René Redzepi, do Noma (Dinamarca); de Massimo Bottura, da Osteria Francescana (Itália); de Clare Smyth, do Core By Clare Smyth (Reino Unido); ou de Alex Atala, do D.O.M (Brasil)

O autor do menu só será revelado no final do jantar.

É um prazer e honra fazer parte deste SHUFFLE, em particular o deste ano, pela sua criatividade e globalidade, a par de uma mensagem forte de sustentabilidade”, explica o chef do ALMA, honrado por fazer parte desta “extravagância gastronómica sem filtros” ao lado de “alguns dos melhores e mais irreverentes chefs de todo o mundo”.

Esta iniciativa foi criada em Novembro de 2005 por Andrea Petrini, jornalista, crítico e também co-fundador do The World’s 50 Best Restaurants, descrito pela revista Time como, “possivelmente, o homem mais poderoso no universo do fine-dining”.

DOMOSOPHISM, a arte de ficar em casa

Adeus viagens de avião, de comboio ou de automóvel. Este ano, os mais conhecidos chefs do mundo ficam nos seus restaurantes a cozinhar para o GELINAZ!. 

Numa época em que muitos cozinheiros saem das suas cozinhas e passam parte do seu tempo a viajar para organizar jantares, conferências e eventos, colecionando milhas como se não houvesse amanhã, eis que o provocador GELINAZ! regressa para despertar consciências e apetites.

A única garantia é que quem reservar o seu lugar no ALMA vai encontrar o chef Henrique Sá Pessoa, que servirá um menu de oito pratos criados por um cozinheiro de outro ponto do mundo (€ 160, com bebidas não incluídas, com reserva obrigatória através do site oficial).

Isto porque o tema deste ano é Domosophism, que a organização define como “a arte de ficar em casa, onde é o teu lugar, mas com portas e janelas abertas ao mundo lá fora“.

A maior das incertezas é o que o chef vai trazer para a mesa. O mesmo só conhecerá o menu uma semana antes, que lhe será revelado por email e em segredo absoluto.

%d bloggers like this: