Gastronomia Restaurante

No SOÃO não há Natal, há o Dongzhi Festival

Celebração asiática leva Soão a criar um menu especial para grupos.

Soão – Taberna Asiática 

Juntar Natal e Ásia na mesma frase não faz muito sentido, mas esta não deixa de ser uma época de celebração no Oriente e, consequentemente, na taberna mais asiática de Lisboa.

dimsum

Em Dezembro, o Soão recebe o Dongzhi Festival, com um menu especial para celebrar o Solstício de Inverno na melhor companhia.

goi cuon

É uma tradição ancestral, vivida com especial intensidade pelos chineses, japoneses e coreanos, muito relacionada com a filosofia Yin & Yang, com o equilíbrio e a harmonia do Cosmos.

Tom sapp ped

Este Donghzi Festival traduz-se na celebração do momento em que os dias começam a ficar maiores, e passa a haver mais tempo para que coisas boas aconteçam.

Bao de caranguejo de casca mole com maionese kimchi
Na China, por exemplo, nos primórdios deste ritual, ofereciam-se refeições quentes a quem nem sempre tinha acesso a elas, durante o Inverno rigoroso daquela região.
Rendang de Wagyu

Como não poderia deixar de ser, esta tradição fomenta o convívio entre família e amigos bem como muito tempo passado em torno de mesas muito completas no que toca a sabores típicos.

Como a tradição asiática tem residência oficial no número 100 da Avenida de Roma, em Lisboa, este será mais um ritual que vamos poder descobrir no Soão
chef Luís Cardoso

O chef Luís Cardoso preparou um menu a preceito para ser degustado em grupo (no mínimo 6 pessoas, no máximo 14), com alguns dos pratos que não faltam à mesa no Dongzhi e que os verdadeiros amantes da cozinha asiática não vão querer perder.

Udang sambal

Depois de um amuse bouche asiático surpresa, a refeição arranca com três Dim Sum diferentes (a chamuça asiática de cabra Keema samosa, o dim sum de champanhe, lavagante e gamba Harg Gow, e a Tung Tong de frango e castanha de água).

Segue-se o Gyakumaki, rolo de salmão, abacate e camarão, e ainda a Sopa wonton de pato, um clássico da cozinha chinesa, com caldo de pato, e wontons com recheio de pato, uma referência muito recorrente nos menus Donghzi, por ser quente e trazer o conforto desejado. 

Caril Massaman de pato

No prato de peixe há Caril vermelho, especialidade da Tailândia, com peixe do dia, leite de côco, manjericão, pimentos, lima kaffir e arroz Thai; nas sobremesas há mais uma proposta típica destas festividades, a Tang Yuan, bolinhas feitas de farinha de arroz glutinoso com recheio de sésamo, servidas em xarope aromatizado com gengibre, anis e canela.

O menu tem o valor de 45€ por pessoa e inclui vinho (uma garrafa para duas pessoas), cerveja, água e chás.

Para que tudo esteja preparado ao pormenor, esta é uma opção que está disponível apenas por reservaatravés do 210 534 499 ou do email reservas@soao.pt, de 8 de Novembro a 24 de Dezembro, e é mais uma possibilidade de se continuar a conhecer os sabores asiáticos, numa celebração diferente – sem Natal, mas com muitos presentes!

%d bloggers like this: