Advertisements
Gastronomia restaurante São Martinho

O Frade festeja o São Martinho com vinho de talha

Castanhas assadas, pratos aconchegantes e um workshop de vinho de talha: n’O Frade, o magusto celebra-se à moda Alentejana.

De 12 a 17 de Novembro, o restaurante O Frade, em Belém, propõe um programa de São Martinho rico em tradição e gastronomia. Com pratos especiais e um workshop de vinho de talha, o magusto festeja-se segundo as tradições Alentejanas. 

Conhecido pelo seu ambiente convivial, O Frade torna-se ainda mais caloroso nesta época do ano.

Quem visitar o restaurante na Calçada da Ajuda na semana de São Martinho será acolhido da forma mais tradicional, com uma bebida típica da época: jeropiga ou água-pé.

E como o ditado popular diz, “No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”, não poderia deixar de haver vinho. Neste caso, a Adega ACV Vinho de Talha vem até Lisboa, para dar a conhecer os seus novos vinhos.

O restaurante – que muito recentemente fez uma intervenção no seu espaço de modo a incluir uma nova garrafeira e tornar-se mais acolhedor -, terá duas talhas em exposição (uma de vinho branco e outra de vinho tinto) para provas e para dar a conhecer o processo de vinificação desta bebida, ainda hoje produzida como nos tempos dos romanos.

Para combinar com o vinho, que é rei nesta semana do magusto, o menu d’O Frade incluirá alguns pratos com ingredientes sazonais, tais como as indispensáveis castanhas assadas e o marmelo.

Como entrada, o chef Carlos Afonso propõe polvo guisado com batata doce, seguido de javali com marmelos, e para terminar, marmelos assados com ‘crumble’ embebidos em vinho Madeira. Para além destes, poderá contar com os pratos habituais da carta do restaurante.

O vinho de talha estará em destaque durante toda a semana, com degustações do mesmo, uma projecção de imagens alusivas ao processo de vinificação – desenvolvido pelos romanos e que tem passado de geração em geração entre produtores Alentejanos -, e um workshop no dia 12 de novembro (das 16h30 às 18h00).

O workshop, cujo objectivo é dar a conhecer a História e o processo de produção deste vinho, contará com a participação do enólogo e produtor da ACV, Alexandre Frade.

Durante a apresentação, os participantes terão a oportunidade de provar 5 vinhos harmonizados com alguns petiscos. 

O workshop tem o custo de 20€ e tem lugares limitados para 20 pessoas, sendo necessária marcação prévia.

Reserva de lugar para o workshop – Tlm. 939 482 939

Advertisements
%d bloggers like this: