Advertisements
Gastronomia restaurante

Comfort food – Ainda bem que chegou o Outono

As temperaturas mais baixas desta estação pedem pratos quentes e reconfortantes.

Codorniz confitada e braseada

A entrada no Outono pode nem sempre ser fácil. Para muitos, significa a despedida dos dias quentes e soalheiros, da moda mais leve e colorida, das noites agradáveis para sair de casa e, até, da culinária mais leve, onde reinam as saladas, sumos e smoothies.

A perspetiva de iniciar uma época mais fria deita abaixo o humor de qualquer um. Porém, nem tudo tem de ser mau: com a chegada do Outono, chega também a comfort food.
Lagosta suada com linguini e espargos

Tradução adaptada com amor: estamos a falar de pratos quentes, que nos aconchegam por dentro e aliam os nossos ingredientes preferidos.

As castanhas e o vinho do Porto no Magusto ou o cabrito, bacalhau, polvo ou peru no Natal e Passagem de Ano, ou até adaptações de tradições estrangeiras, há muito por onde escolher.

Seja um almoço de domingo em família, uma saída com amigos ao fim de um dia de trabalho, um jantar de aniversário ou um encontro com a sua cara-metade, encontra sempre a solução ideal na cozinha do Palácio Chiado.

Peixe do dia grelhado no carvão

Para começar, aposte na tábua de enchidos tradicionais e queijos regionais do Barra. Peça de seguida a sopa de cebola caramelizada com telha de parmesão e massa folhada ou o pica pau de novilho do Farrobodó.

Se preferir peixe, encontra na carta do Azimuth a lagosta suada com linguine e espargos, que acompanha com espinafres baby e molho de marisco, ou os mais tradicionais peixes do dia grelhados no carvão, com legumes assados e molho de manteiga e limão.

Fettucine com alcachofras e pato confitado

Os maiores adeptos da carne já sabem: é o Cutelo que os conforta, desta vez com uma codorniz confitada e braseada, a que se junta dauphinoise, ragu de legumes e ovo de codorniz.

Já os amantes da cozinha italiana podem sempre contar com o Rosmarino, que nesta nova estação apresenta um risotto de espargos verdes com filete de peixe espada panado, ou um fettucinne com alcachofras e pato confitado.

Tataki de atum fresco

Se, no entanto, ao entrar na nova estação não descura o gosto pela cozinha mais saudável, sabe que no Seed encontra a solução ideal, com um ramen de barriga de porco crocante ou um tataki de atum fresco, a acompanhar com arroz asiático salteado com legumes, molho de soja e sésamo.

Ramen de barriga de porco crocante

E, para terminar da melhor forma, não podia faltar a sobremesa, sendo o brownie de chocolate com gelado de baunilha da Confeitaria do Palácio uma escolha mais que acertada. Além destas sugestões, há muitas mais para descobrir em www.palaciochiado.pt

Aos fins-de-semana, a carta especial “À Grande e à Francesa”, também recheada de receitas perfeitas para esta estação, prometem tornar os almoços entre famílias e grupos de amigos ainda mais agradáveis.

Apostámos em pratos onde estão presentes as tradições mais portuguesas, que nos fazem recordar os almoços de família em casa dos nossos avós e bisavós as nossas vidas inteiras. O Outono e o Inverno são estações especialmente fortes em memórias e tradições, e quisemos tirar o melhor partido delas, aliando-as o melhor possível a novidades da gastronomia nacional e internacional de que cada vez mais gostamos”, explicou o curador gastronómico do Palácio Chiado, o Chef Manuel Bóia.

Já sabe: faça chuva ou faça sol, o Palácio Chiado espera-o com as melhores receitas e uma liberdade de escolha sem igual.

Advertisements
%d bloggers like this: