Advertisements
concurso prémios vinhos

‘Escolha da Imprensa 2019’ – Conheça os vinhos premiados

Foram revelados os vencedores do Concurso de Vinhos ‘Escolha da Imprensa 2019’, competição que acontece no âmbito do evento ‘Grandes Escolhas Vinhos & Sabores’.

Vencedores do Concurso de Vinhos ‘Escolha da Imprensa 2019’

De relembrar que a edição deste ano abriu portas na sexta-feira e prolonga-se até ao dia de hoje, dia 28, sendo este último dia dedicado apenas a profissionais do sector.

Interessante ver que os galardões maiores – ‘Grande Prémio Escolha da Imprensa 2019’ – foram distribuídos por regiões diversas: Bairrada (espumante), Vinhos Verdes (branco), Alentejo (rosé), Douro (tinto) e Madeira (generoso), respectivamente.

Montanha Grande Cuvée Bairrada Baga & Chardonnay branco 2010
No total, foram 115 os vinhos premiados: 13 espumantes; 32 brancos, 7 rosés, 51 tintos e 12 generosos, sendo que a lista pode ser consultada abaixo.
Regueiro Barricas Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho 2017

Nos espumantes, o vencedor do ‘Grande Prémio Escolha da Imprensa 2019’ foi o ‘Montanha Grande Cuvée Bairrada Baga & Chardonnay branco 2010’, do produtor Caves da Montanha; nos brancos, foi o ‘Regueiro Barricas Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho 2017’, da Quinta do Regueiro, que conquistou o lugar do pódio; enquanto o ‘Ravasqueira Premium Regional Alentejano 2017’, da Sociedade Agrícola D. Diniz, assumiu a liderança nos rosés; e o ‘Antónia Adelaide Ferreira Douro 2015’, da Sogrape Vinhos, superou nos tintos. Nos vinhos generosos, o destaque maior foi para o ‘Justino’s Madeira Sercial Colheita 2017’, da Justino’s Madeira Wine.

Ravasqueira Premium Regional Alentejano 2017

Esta é uma competição feita em regime de total ‘prova cega’. Este ano, a organização, nas mãos da revista da especialidade Grandes Escolhas, registou 380 referências vínicas a concurso, tendo o painel de jurados chegado perto das 60 pessoas.

Antónia Adelaide Ferreira Douro 2015
À semelhança dos anos anteriores, o júri foi composto pela diversidade, com vista a aproximar a avaliação dos vinhos ao patamar do consumidor mais comum e, ao mesmo tempo, realçar a função pedagógica.
Justino’s Madeira Sercial Colheita 2017

Para além de representantes dos media – imprensa escrita, rádio e televisão e social media –, fizeram parte deste grupo sommeliers, proprietários de lojas de vinho, entre outros especialistas, como críticos, profissional de vinhos e líderes de opinião, e enófilos.

Advertisements
%d bloggers like this: