Advertisements
pontuações vinhos

Quinta da Alorna em destaque na The Wine Advocate

Três vinhos da Quinta da Alorna estão em destaque na crítica internacional de Robert Parker The Wine Advocate.

O Marquesa de Alorna Grande Reserva Tinto 2015, Marquesa de Alorna Grande Reserva Branco 2015 e o Quinta da Alorna Abafado 5 Years receberam do reputado provador Mark Squires mais de 90 pontos numa das últimas edições da publicação norte-americana.

Marquesa de Alorna Grande Reserva Tinto 2015

À frente, com 93 pontos, está o Marquesa de Alorna Grande Reserva Tinto 2015, um vinho encorpado que estagiou em barricas novas de carvalho francês durante 14 meses antes de ser engarrafado. Considerado nesta edição o vinho tinto com a pontuação mais elevada dentro da região, é, para Mark Squiresperfeitamente equilibrado e refinado.

Segundo o crítico, apresenta “concentração fina, final bastante longo, excelente estrutura e taninos moderados, mas sérios. É um dos vinhos do Tejo mais interessantes que eu já provei ultimamente.”

Mark Squires já tinha atribuído a este vinho classificações acima dos 90 pontos em edições anteriores da Wine Advocate (a colheita de 2013 recebeu 90 pontos e a de 2011 recebeu 91 pontos), confirmando agora, com a colheita de 2015, a consistência do vinho Marquesa de Alorna.

Marquesa de Alorna Grande Reserva Branco 2015

Ao Marquesa de Alorna Grande Reserva Branco 2015 couberam 90 pontos e a posição de vinho branco com a pontuação mais elevada dentro da região de todas as avaliações no ano de 2019. Este topo de gama da reconhecida propriedade familiar de Almeirim, que fez uma passagem por barricas novas durante cerca de oito meses, é, nas palavras de Mark Squires, razoavelmente sólido, com um final de fruta saborosa e uma ligeira nuance de carvalho doce.

O provador da mítica revista Wine Advocate classifica-o como “um vinho de boa comida, ainda vibrante e jovem, mesmo que já com alguns anos de idade.
Quinta da Alorna Abafado 5 Years

Com 92 pontos, o Quinta da Alorna Abafado 5 Years, um vinho licoroso com uvas 100% Fernão Pires que estagiou durante cinco anos em barricas de carvalho usadas, distinguiu-se como o melhor fortificado da região nesta edição da Wine Advocate.

Mark Squires salienta a sua leveza, mas também solidez no palato médio: “Tem a vantagem da frescura e termina em força, com notas de pêssego e damasco. A avaliar pelo preço, trata-se de um óptimo negócio!”

Martta Reis Simões, enóloga da Quinta da Alorna, afirma-se “satisfeita e orgulhosa” pelas pontuações que os seus vinhos arrecadaram: 

“Ver o nosso trabalho reconhecido além-fronteiras, numa das principais publicações de vinhos a nível mundial, é uma das maiores e melhores motivações que podíamos ter. As classificações atribuídas a estes três vinhos confirmam a consistência e a procura pela excelência que sempre caracterizaram a Quinta da Alorna ao longo do seu percurso.”

A The Wine Advocate é uma publicação de vinho norte-americana, de periodicidade bi-mensal, criada em 1978 pelo conceituado crítico de vinhos Robert M. Parker. Publica mais de 12 mil críticas por ano, utilizando um sistema de classificação que usa uma escala de qualidade entre 50 e 100 pontos.

Advertisements
%d bloggers like this: