Gastronomia Restaurante

Um ano de SÁLA

Há um ano, abria em Lisboa, na Rua dos Bacalhoeiros, nº 103, uma nova SÁLA de jantar digna de se tornar visita de casa. Este espaço, liderado pelo chef João Sá e por uma equipa jovem e talentosa, apostou desde raiz numa ementa genuinamente portuguesa, com enfoque nos produtores locais e nos produtos de época, num conceito de “farm to table”.

Mas tudo isso contém muito mais do que apenas os ares da sustentabilidade que sopram há algum tempo. O toque de João Sá é inconfundível nas propostas que apresenta.

Exemplo disso é o pão que se come no SÁLA, de fermentação longa, feito no restaurante com os cereais do sr. Valentim, moleiro que João descobriu ao longo de meses de pesquisa antes de abrir o seu (a sua) SÁLA. Ou ainda o inconfundível bao, uma entrada que é um verdadeiro mergulho de sabor na carne de porco à alentejana, mas com uma roupagem de inspiração asiática. Ou o prato da couve, feito com três tipos de couve diferente – e um fermentado de kimchi confeccionado no SÁLA – uma das muitas criações que fazem dos legumes protagonistas improváveis e surpreendentes na ementa deste espaço. Ou as lampreias do produtor da Figueira da Foz a quem João Sá dedicou uma semana gastronómica, e que irá continuar a destacar sempre que os produtos mereçam essa distinção.

“Este primeiro ano de SÁLA foi para mim um tempo de inegável orgulho, por liderar um projecto que coloca a matriz portuguesa e os produtores locais no centro; de aprendizagem, por reaprender as dinâmicas da restauração da Lisboa de hoje, com a sua grande diversidade de projectos; e de muita satisfação, por voltar às rédeas de um restaurante em nome próprio”, partilha o chef João Sá

Para celebrar este primeiro ano, o SÁLA dará, a 1 de outubro, a partir das 19h, uma Wine Party, com alguns dos produtores que compõem a sua vasta carta de vinhos como convidados. Será possível vir beber um copo, acompanhado pela finger food do chef. Às 21h, será hora de usufruir de um concerto de música ao vivo. Que seja o primeiro ano de muitas celebrações.