Advertisements
arte cultura Gastronomia

LAPO – Alimento para a Alma no Bairro da Bica

No seio do histórico e boémio Bairro da Bica nasce um novo espaço de arte, cultura e gastronomia.

O projeto Lapo emerge dos escombros de uma antiga fábrica de pão no coração da capital e materializa o desejo de criar um espaço de encontro entre os prazeres da mesa e as artes.

Trata-se de um trinómio composto por: Café LapoAtelier Sala Provador.

CAFÉ LAPO

No nº 28 da Rua Marechal Saldanha, subindo as escadas, encontra-se o Café Lapo. Neste local, inundado de luz natural, as salas estão repletas de livros, revistas, discos e quadros.  Por uma porta envidraçada, chega-se a um pátio, que é uma espécie de recanto bucólico, quase secreto, a salvo da azáfama da capital.  Aqui, à sombra da oliveira, entre cheiros a rosmaninho e alecrim, é possível degustar tábuas de enchidos e de queijos, limonadas caseiras ou vinhos portugueses.

Além da generosa seleção de petiscos, que inclui algumas receitas de família (como o Bacalhau Amanteigado do Tio Artur) o Café Lapo é, também, palco de exposições, concertos, conferências e tertúlias. Nos finais de tarde de sextas-feiras e sábados, é possível desfrutar dos serões MELODiosos do músico Melo D.  O bar, por sua vez, presta homenagem a inspiradoras figuras históricas, através de cocktails de assinatura chamados “antídotos”, cujo principal ingrediente é a Filosofia.

Aqui, ao som da agulha no vinil, é possível relaxar, socializar, trabalhar, alimentando o corpo mas, acima de tudo, a alma. Aliás, essa é a premissa de todas as vertentes do projeto Lapo.

HORÁRIO – CAFÉ LAPO

3ªf e 4ªf – 12:00 às 00:00

5ªf/ 6ªf/ Sáb – 12:00 às 02:00

2ªf – fechado

ATELIER LAPO

Ao lado, no nº 26, onde funcionou, outrora, a padaria do bairro, estão agora expostas as ilustrações a preto e branco, de estilo minimalista, que são a imagem de marca do Atelier. Na loja da marca Lapo, mais do que vender esculturas, cartazes, t-shirts e azulejos, o propósito é partilhar ideias, despertar emoções e estimular o pensamento crítico. Aqui, o politicamente correto dá lugar à liberdade de expressão, à sátira e ao humor. Todos os artigos são feitos em Portugal. Tratam-se de peças exclusivas, intemporais e, essencialmente, com alma. A marca orienta-se por princípios de sustentabilidade e promove um consumo ético e responsável. 

Brevemente, as peças também poderão ser adquiridas online (www.lapo.pt).

HORÁRIO – ATELIER LAPO

2ªF a Dom.

11:00 às 19:00

SALA PROVADOR

Na hora do lusco-fusco, o provador da loja transforma-se na entrada para uma sala secreta – a Sala Provador – dedicada à intervenção cultural e à liberdade artística. O ambiente é requintado mas descontraído e convida a aliar os prazeres da mesa a espetáculos intimistas. Os antigos fornos da fábrica de pão dão agora lugar a uma cozinha tradicional portuguesa, com suave sotaque alentejano, orientada pelo Chef João Pronto. Respeitando os princípios de sustentabilidade defendidos pela empresa, os produtos são sempre que possível de origem nacional e biológicos.

O palco da Sala Provador, de quarta-feira a sábado, acolhe apresentações de performance, teatro, dança e concertos nas Noites Experimental, Dramática, Irreverente e Sonora (Programa no site: www.lapo.pt). A proposta é uma experiência conjunta de jantar e espetáculo, com um menu de degustação, pelo valor de 40€ por pessoa. É possível efetuar reservas através do site do espaço Lapo, na Ticketline e plataformas The Fork e Zomato.

HORÁRIO – SALA PROVADOR

4ªf a 2ªf – 20:00 às 02:00

3ªf – fechado

website: www.lapo.pt

facebook: @lapolisboa

instagram: _ _l_ _a_ _p_ _o_ _ 

telefone: 216 007 384

morada: Rua Marechal Saldanha 26 e 28, 1200-260 Lisboa

email: reservas@lapo.pt 

Advertisements
%d bloggers like this: