Na terceira edição dos The Best Chef Awards, que este ano decorre no dia 24 de Setembro em Barcelona, surge pela primeira vez uma área de conversas em torno da gastronomia: as Area Talks. Durante este evento inovador, os melhores chefs internacionais, foodies e especialistas vão debater as tendências contemporâneas da gastronomia.

A representar Portugal, o chef Henrique Sá Pessoa do restaurante Alma (Lisboa, 2* Michelin) e o Sommelier António Coelho do restaurante Lasarte (Barcelona, 3* Michelin) irão participar em debates ligados às suas respectivas áreas, bem como a Chefs Agency, agencia especializada em comunicação na área da gastronomia, que vai debater precisamente a importância da estratégia de comunicação neste sector.

Criados em 2015, The Best Chef Awards são uma plataforma de marketing de redes digitais e sociais para a gastronomia. É uma das primeiras comunidades a ser dirigida e desenvolvida inteiramente para chefs e sua base de fãs. Essa estratégia e os contatos próximos com os seus fãs resultaram em mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, principalmente na Europa, Ásia e Estados Unidos.
Area Talks: Alimento para o Pensamento
Além da já anunciada conferência Food Meets Science (na segunda-feira, 23 de Setembro) e da gala dos The Best Chef Awards (na terça-feira à noite, 24 de Setembro), The Best Chef organiza o painel de discussões Area Talks. O novo evento acontecerá no dia 24 de Setembro, das 11h às 15h na Universidade de Barcelona.

Sob o formato de debates sobre tópicos atuais e depoimentos de chefs e especialistas, as Area Talks oferecem uma visão única dos bastidores da vida quotidiana no mundo da gastronomia.
Cristian Gadau, diretor criativo dos The Best Chef Awards, explica: “Criámos as Area Talks para aproximar a nossa comunidade e a nova geração de foodies e chefs, envolvendo-os no programa de eventos dos The Best Chef Awards. Discussões sobre temas atuais mostram que a gastronomia é muito mais do que criar o sabor perfeito ou prato perfeito. Com as Area Talks, queremos esclarecer a abordagem, os motivos e as armadilhas que fazem destes chefs e especialistas de ponta que são.”

Uma lista de nomes inspiradores de vários países e disciplinas
A jornalista Eleonora Cozzella e o chef Jonathan Zandbergen, atuando como moderadores, facilitam as discussões interativas com os palestrantes convidados. A programação consiste nos seguintes palestrantes e tópicos:
- Virgilio Martínez, do restaurante Central, em Lima, Pia León, do restaurante Kjolle, em Lima, e Christophe Hardiquest, chef do Bon Bon em Bruxelas, falam sobre o desafio de criar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal ao dirigir um restaurante de topo.
- David Muñoz, o chef espanhol do DiverXO, fala sobre gastronomia contemporânea e sua filosofia de vanguarda. Além disso, Eckart Witzigmann, o lendário chef austríaco que foi o primeiro chef de três estrelas nos países de língua alemã, falará sobre a evolução da gastronomia nos últimos anos.
- Os amantes da gastronomia Kristian Thomsen Brask (Bon Vivant), António Coelho (Lasarte) e Anais Cancino (The Wineteller) falarão da sua paixão sobre comida e vinho de todo o mundo. E discutirão o papel dos foodies no mundo da gastronomia e a interação entre estes e os melhores chefs.
- Thomas Bühner (chef do antigo La Vie), Henrique Sá Pessoa (chef do Alma e do programa de televisão “Ingrediente Secreto”) e Roberto Rossi (chef do Il Silene) discutirão as possibilidades profissionais alternativas, além do trabalho de Chef Executivo num restaurante.
- Patrícia Dias (Chefs Agency), Floriano Pellegrino (IG: florianopellegrino, brosuniverse, metaprogetto.fun), Luigi Partipilo (Bros’), Daniel Watkins (IG: chefdanielwatkins), Sarah De Hondt e Adriaan Van Looy (Supermoon, Hungry for More), Gregoire Berger (IG: gregoire.ossiano): esses palestrantes internacionais de agências de relações públicas e marketing, bem como chefs de cozinha, virão para explicar a importância da boa comunicação na gastronomia.