Advertisements
Eventos festa

Festa das Vindimas foi um sucesso e teve noite histórica

A 57.ª Festa das Vindimas, que trouxe milhares de visitantes à Vila de Palmela entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, terminou com uma noite memorável. Para encerrar, em grande, os seis dias de festa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, honrou o evento e Palmela Terra Mãe de Vinhos com a sua presença, na terça-feira à noite.

Os espaços da Festa foram pequenos demais para acolher todas/os as/os que quiseram estar presentes na noite de encerramento e Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido com grande entusiasmo e euforia. O Presidente da República assistiu, da varanda do Cineteatro S. João, ao Cortejo Noturno das Vindimas, este ano dedicado ao tema “Palmela 10 Anos Cidade do Vinho” e, no final da noite, contactou ainda com os produtores de vinho do concelho, no Espaço Adegas Wine Lounge. Marcelo Rebelo de Sousa foi acompanhado pelo Executivo municipal, Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, Confraria do Moscatel de Setúbal e outras entidades oficiais. De forma simbólica, o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, presenteou Marcelo Rebelo de Sousa com uma peça alusiva a Palmela Terra Mãe de Vinhos.

O Cortejo Noturno das Vindimas foi, como é tradição, o ponto alto da noite. Mas, ao longo dos seis dias, muitos mais foram os motivos de atração, numa festa que, mais uma vez, fez jus à identidade vitivinícola do concelho. O Cortejo das Vindimas, o Cortejo dos Camponeses e a Pisa da Uva e Benção do 1.º Mosto, orgulhosamente protagonizados pelas gentes da terra, foram outros momentos altos. Tudo isto a par da animação constante e dos espetáculos musicais em quatro palcos, com destaque para as atuações de Ala dos Namorados, Marta Ren, Bárbara Bandeira, Expensive Soul, Carlão e Miguel Azevedo.

A Festa das Vindimas foi uma organização da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.

Novo espaço institucional do Município foi um êxito

A edição deste ano marcou a estreia do novo espaço institucional do Município de Palmela, que foi um sucesso e recebeu o maior número de visitas de sempre. Instalado junto ao fontanário, no Largo de S. João, o espaço acolheu, para além do Município anfitrião, o Município de Silves (com o qual Palmela estabeleceu um protocolo), o Município espanhol de Barcarrota (geminado com Palmela), o Município de Peso da Régua (Cidade do Vinho 2019) e a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Para além de informação sobre as atividades promovidas por estas entidades (com destaque para a Feira Medieval de Palmela, que acontece já de 27 a 29 de setembro), quem visitou o espaço encontrou também uma zona lounge, convidando a uma estadia mais demorada e descontraída.   

Em frente ao novo espaço, a marca “Palmela” e uma lagariça, onde os visitantes puderam experimentar a pisa da uva, foram um atrativo para adultos e crianças.

Advertisements
%d bloggers like this: