chefs Gastronomia

Henrique Sá Pessoa e José Avillez juntos pela primeira vez

O mistério adensa-se nos labirínticos corredores do mais icónico hotel de Lisboa. As luzes baixam e o segredo é sussurrado de quarto em quarto. Ao fundo da passagem uma porta de madeira esconde a inquietude de uma noite que ficará na história. Lá dentro, dois vultos estranhamente familiares fazem um pacto: o que se passa no Ritz’s Secret Room fica para sempre entre paredes.

O terceiro capítulo da série de jantares mais confidenciais da cidade está agendado para o dia 3 de Outubro e junta os dois grandes embaixadores da cozinha contemporânea portuguesa. Henrique Sá Pessoa (Alma, 2* Michelin) e José Avillez (Belcanto, 2* Michelin) fazem no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa o que ninguém ousou propor antes: cozinham pela primeira vez um menu construído em conjunto, e logo para uma restrita mesa de apenas 20 pessoas. 

Nenhum pormenor é deixado ao acaso. A equipa residente do hotel, liderada pelo chef Pascal Meynard, volta a improvisar com mestria uma linha de montagem que pode acontecer nos mais inusitados recantos do Ritz, enquanto Diogo Lopes, sous chef de pastelaria, é o responsável pelo remate final da refeição.

No décimo piso, ultimam-se os detalhes para receber a noite de todas as noites, mas é na cave, onde se mantém intacto o luxuoso espólio do hotel, que surge toda a inspiração. Imponentes castiçais banhados a ouro, loiça de banquetes cristalizados no tempo, peças únicas de outras épocas servem de epígrafe para um jantar que é também uma homenagem ao legado de 60 anos do Ritz Lisboa

Numa noite em que o luxo anda de mãos dadas com o mistério, os uniformes brancos de época saem do cofre para a suíte presidencial, os pratos são desenhados em exclusivo pelo atelier de cerâmica Studio Neves e a componente artística é assegurada pela performerAlice Joana GonçalvesNa mesa, José Avillez e Henrique Sá Pessoa apresentam as suas melhores criações numa noite única e irrepetível.

A iniciativa Ritz’s Secret Room by Sangue na Guelra teve início em 2018, com os jantares assinados por Eneko Atxa (Azurmendi, 3* Michelin, Espanha) e Alex Atala (D.O.M, 2* Michelin, Brasil), e é uma produção Sangue na Guelra em parceria com o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa.

Preço: € 350/pessoa.

Reservas: reservas@sanguenaguelra.pt