Azeite da Quinta do Portal distinguido no Brasil

Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium foi eleito o melhor azeite, no concurso I Brazil IOOC – International Olive Oil Competition, que se realizou em São Paulo, no Brasil.

Ao todo foram mais de 90 azeites que estiveram em avaliação, provenientes de 7 países, como Espanha, Itália, Argentina ou o Líbano, e que se submeteram ao exigente julgamento de 12 especialistas internacionais, entre os quais estavam sommeliers, jornalistas, engenheiros agrónomos e chefs de cozinha.

Este azeite da Quinta do Portal já havia sido, no passado mês de julho, distinguido com ouro no I Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro. A comprovação da sua qualidade chega agora do Brasil, um mercado que se tem mostrado muito interessante para os produtos portugueses e que tem vindo a crescer em termos de consumo quer de vinhos, quer de azeites.

De acordo com o júri desta competição, o Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium que se mostra medianamente frutado, destacou-se pelas suas azeitonas, fundamentalmente maduras, provenientes do Douro, apresentando ainda notas marcadas de verde folha de oliveira, erva fresca e frutos frescos. Ligeiramente amargo e picante, tem um final de boca persistente. Com uma acidez de 0,14%, o Quinta do Portal Azeite Virgem Extra é obtido a partir das variedades Madural (40%), Cordovil (30%), Verdeal (20%) e Cobrançosa (10%). Para a produção de um litro de azeite, são necessários 8,8 quilos de azeitona.

Quinta do Portal sempre produziu azeites para consumo interno, ou seja, para degustação dos clientes do seu restaurante, assim como para venda no local. Em 2017 iniciaram-se as apostas no mercado da olivicultura, com duas novas plantações de olival, uma em bordadura na Quinta do Confradeiro e uma outra em sistema contínuo. Estas novas plantações juntaram-se, assim, a um outro olival que já estava em produção e que permitem que a empresa tenha quantitativos adequados para o mercado de exportação em que o Brasil se assume como um dos principais destinos.

Resta referir que o PVP deste Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium é de 12,50 euros e foram engarrafadas mais de 1800 garrafas.

Advertisements