concurso Gastronomia pizza

João Almeida vence categoria Pizza Clássica

No passado dia 29 de julho, João Almeida do Ristorante Pizzeria S. Martino, venceu o troféu (1o lugar) da categoria Pizza Clássica, no Campeonato Português de Pizza, que decorreu no Cais de Gaia, arrecadando um total de 333 pontos.

A sexta edição deste campeonato levou a um público entusiasta diferentes categorias de pizza, avaliadas por um júri exigente. Sendo esta a categoria mais disputada, João Almeida conquistou com a sua pizza de mozzarella de búfala, grelos, porchetta e azeite virgem extra biológico. O segredo: amor e carinho pela arte, dando uso a ingredientes inovadores.

No entanto, as luzes da ribalta já não são novidade para este jovem pizzaiolo, tendo alcançado o 1o lugar no Campeonato Mundial de Pizza em Nápoles, como membro da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos. 

Saiba mais sobre o Campeonato Português de Pizza 

O Campeonato Português de Pizza teve a sua primeira edição em 2013 sendo hoje em dia, um dos eventos mais importantes no calendário de todos os pizzaiolos do País que, de Norte a Sul, Ilhas e Continente, juntam-se para uma competição na qual os ingredientes são: farinha, sal, água e a habilidade e paixão dos pizzaiolos. 

Perante um júri constituído pelos mais prestigiados nomes de referência da gastronomia portuguesa e italiana, os concorrentes poderão dar prova do seu talento apresentando o que de melhor têm para oferecer: a pizza, preparada e cozida como manda a tradição, isto é, no forno a lenha. São várias as categorias a concurso: pizza Clássica, pizza Arte, pizza Frita, pizza Doce, pizza Napoletana S.T.G. e pizza Acrobática. Para os vencedores de cada uma delas, além da taça e da honra do título, existe a possibilidade de integrar a Seleção Portuguesa de Pizzaiolos, que participa no “Mundial da Pizza”, anualmente em Nápoles e que foi galardoada, em 2016, com o Troféu das Nações. 

Ao longo dos anos e das edições subsequentes, o Campeonato Português de Pizza, integrado agora no Festival Italiano, ganhou a curiosidade do público e a atenção dos media e das televisões, que acompanham o evento com diretos nos principais canais nacionais. Numa altura em que a procura e oferta de pizza e pizzarias aumenta, torna-se ainda mais significativo o papel da Associazione Sapori Italiani em promover eventos como o Campeonato Português de Pizza, cuja importância é confirmada pelo número crescente de pizzaiolos que, mãos na massa e farinha ao ar, querem concorrer. Porque o importante, neste caso mais do que nunca, não é vencer, mas sim participar.

Advertisements