Advertisements
festival Gastronomia

Festival Italiano anima zona ribeirinha de Gaia

O Festival Italiano está de volta ao Cais de Gaia, para mais uma edição onde a cultura transalpina estará em destaque. Serão (7) sete dias repletos de gastronomia italiana, oferecendo a quem visitar este evento, a oportunidade de degustar o melhor da comida italiana com o toque único dos sabores regionais. 

Esta comemoração conta, uma vez mais, com a realização da 6a edição do Campeonato Português de Pizza, segunda-feira, dia 29, nas categorias Pizza Napoletana S.T.G., Pizza Clássica, Pizza Arte, Pizza Dolce e Pizza Acrobática, juntando assim os melhores mestres pizzaiolos portugueses numa competição que tem vindo a registar, ano após ano, cada vez mais participações. A novidade de 2019 é a 1a edição do Campeonato Português de Pasta, domingo, dia 28, onde os participantes poderão demostrar o seu talento com pasta fresca ou seca. O júri, escolhido a dedo, será na sua maioria de nacionalidade italiana, destacando-se Sergio Miccú, Presidente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani, Antonio Mezzero, Campeão Mundial de Pizza, Stefano Catalano, Presidente da Unione Pizzaioli Cifa Italia, Simona Lauri, Tricampeã Mundial e professora de panificação em Itália, Paolino Bucca, Tricampeão Mundial na categoria Pizza Acrobática e Chef Cordeiro, um dos mais conceituados chefes de cozinha em Portugal. 

Ao longo do Festival Italiano, um vasto programa de atividades irá garantir a animação contínua dos seus visitantes, com propostas irresistíveis, que espelham o que de melhor tem a cultura italiana. De entre os artistas convidados, realça-se a presença dos “Anonima Nuvolari”, “Ginga a Milanesa”, “Andrea Musio” e “Collettivo Orkestrada Circus”. Além de inúmeros concertos ao vivo, o evento conta também com sessões de DJ italianos, workshops e showcookings gratuitos e (2) duas exposições permanentes. Uma de vespas motorizadas e outra com fotografias que representam “Il fascino dell’Italia”. 

Os mais pequenos também não foram esquecidos! Sábado, dia 27, os “bambinis” poderão confecionar as suas próprias pizzas num workshop exclusivo às mãos dos elementos da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos e posteriormente concorrer no Troféu Júnior. Tudo com devida caraterização, visto que estarão maquilhadoras no local a realizar pinturas faciais. 

No espírito de comunhão com o território onde é realizado, o Festival Italiano não esquece, também, as entidades e associações de Vila Nova de Gaia, tendo estendido convites de participação à Associação de Mareantes do Cais de Gaia, Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana, Academia Sénior de Gaia, Vespa Clube de Gaia e Academia de Música de Vilar do Paraíso, estando presentes na programação geral. Todas as garrafas de água disponíveis no local serão solidárias, revertendo para a Cruz Vermelha Portuguesa. 

Michele Mezzero, Presidente da Associazione Sapori Italiani, adianta que este evento “será um reconhecimento da arte e paixão dos pizzaiolos, bem como um incentivo à formação constante e certificação das pizzarias. Ação iniciada pela Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo, com continuidade dada pela Associazione Sapori Italiani, que certifica não só pizzas, mas também pasta e gelato” e relembra que “durante os dias do evento serão comercializadas pizzas, pastas, risottos, gelados artesanais e antipasti. A pizza, estrela do evento, será, como manda a tradição, em forno a lenha.” 

O Festival Italiano é uma organização conjunta entre a Associazione Sapori Italiani e a Câmara Municipal de Gaia, assumindo-se, assim, como a grande celebração da milenar cultura transalpina no nosso país, divulgando gostos e tradições que têm vindo a conquistar os portugueses. 

Advertisements
%d bloggers like this: