azeite douro prémio

Azeite da Quinta do Portal considerado o melhor do Douro

Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium foi considerado o melhor azeite da Região Demarcada do Douro, no I Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro, que se realizou em São João da Pesqueira.

Em prova estiveram 75 exemplares de 52 produtores, que se submeteram ao julgamento do júri em quatro diferentes categorias. O azeite da Quinta do Portal foi premiado com a medalha de ouro na categoria de Frutado Verde Ligeiro e, pela consistência das suas altas pontuações individuais, acabou por ser considerado o melhor azeite da região do Alto Douro.

A aposta na área da olivicultura por parte da Quinta do Portal é relativamente recente. Em 2017, iniciaram-se duas novas plantações de olival, uma em bordadura na Quinta do Confradeiro e uma outra em sistema contínuo. Estas novas plantações juntam-se, assim, a um outro olival que já estava em produção.

O azeite é medianamente frutado, de azeitonas fundamentalmente maduras, com notas marcadas de verde folha de oliveira, erva fresca e frutos frescos. Ligeiramente amargo e picante, tem um final de boca persistente.

Com uma acidez de 0,14%, o Quinta do Portal Azeite Virgem Extra é obtido a partir das variedades Madural (40%), Cordovil (30%), Verdeal (20%) e Cobrançosa (10%). Para a produção de um litro de azeite, são necessários 8,8 quilos de azeitona.

O concurso foi co-organizado pela Câmara Municipal de São João da Pesqueira, o Instituto Politécnico de Bragança, a Rota do Azeite de Trás-os-Montes e a Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro.

%d bloggers like this: