design Lançamentos rótulos vinhos

Adega do Monte Branco lança vinhos Lou Ca

Na Adega do Monte Branco, fundada em Estremoz em 2004, todos os vinhos – Alento e Monte Branco – são elaborados em parceria pelos dois enólogos, Luís Louro (proprietário) e Inês Capão. Mas, os Lou Ca resultam de “um desafio que lançámos a nós próprios: ao fim de sete anos a trabalharmos juntos quisemos fazer um vinho, cada um totalmente a solo”, explica Luís Louro. 

Os vinhos, desta edição, são ambos tintos e da colheita de 2015, o Louca de enologia do Luís Louro e o louCa de enologia da Inês Capão (os nomes replicam a primeira sílaba do apelido de cada enólogo).

 A escolha de Luís Louro para o Louca recaiu nas castas Alicante Bouschet, Aragonez e Touriga Nacional, provenientes de vinhas em terrenos calcários. Fez-se vindima manual e desengace total e a fermentação teve lugar em microlagares com pisa a pé e controlo de temperatura. O estágio ocorreu durante 12 meses em barricas de 300Lt de carvalho francês (67% novas).

Para o louCa, Inês Capão apostou num blend de Aragonez, Alicante Bouschet e Trincadeira, oriundas de vinhas implantadas em solos de xisto e calcários. A vindima foi manual e na adega a enóloga optou por desengace total e co-fermentação em microlagares com pisa a pé e controlo de temperatura. O vinho estagiou em barricas usadas (com 2/3 anos) de 300Lt de carvalho francês durante 15 meses.

Distribuídas no mercado nacional pela Vinalda, as 1050 garrafas de Louca e 1100 de louCa serão vendidas em pack, para serem degustadas em conjunto e se perceberem as diferenças, embora também possam ser vendidas separadamente, pelo preço de 27,5€ cada.

%d bloggers like this: