Encontro de chefs: Osaka.Lisboa | Lisboa.ERVA

Separam-nos mais de 11 mil quilómetros. Une-os a paixão pela cozinha portuguesa e pelo produto nacional. Artur Gomes, chef residente do ERVA, chega do Noma Lab onde trabalhou ao lado de René Redzepi. José Sousa Botelho é o único cozinheiro português com um restaurante próprio no Japão, em Osaka, onde abriu o Lisboa. Esta é a história deste jantar.

No dia 14 de Junho o ERVA abre-se para o mar. Artur Gomes, chef residente do restaurante, recebe José Sousa Botelho, do restauranteLisboa, em Osaka, para o jantar Osaka.Lisboa | Lisboa.ERVA, onde o peixe e o marisco são as estrelas da carta. Uma viagem ao sabor da marépor várias culturas, sabores, aromas e texturas.

Os portugueses foram os primeiros europeus a estabelecer contacto com o Japão durante o século XVI. Há 11 anos, José Sousa Botelho escolheu como destino Osaka. Partiu como arquitecto e dois anos depois já era proprietário e chef do Lisboa. O que começou por ser uma tasca com petiscos portugueses, tornou-se um símbolo gastronómico de Portugal no Japão, com uma cozinha contemporânea e arrojada.

Esta será a primeira vez que José Sousa Botelho cozinha em Portugal. Para o cozinheiro do ERVA é também um desafio. A cozinha de Artur Gomes já é inovadora e criativa, e, desta vez, o chef vai ainda mais além, ao criar um menu de raíz, com um cozinheiro com uma abordagem criativa diferente da sua. Artur Gomes, surpreende com uma entrada inusitada de Lingueirão, Enoki e Pés de Porco, e José Sousa Botelho mergulha no receituário português de finais do século XVI/XVII, com o seu Caril de Amêndoa, Gamba da Costa e Ervas.

Herdade do Esporão seleccionou vinhos igualmente disruptivos e menos comuns, como alguns ’tesouros’ de talha, e a água é San Pellegrino e Aquapanna. O encontro entre Lisboa e Osaka termina com um momento de slow coffee, com o café de balão Nescafé, com um blend torrado e preparado num projecto pioneiro da marca em Portugal.

Com direcção criativa Amuse Bouche | Sangue na Guelra, a carta Osaka.Lisboa | Lisboa.ERVA, será um momento único na gastronomia actual e uma oportunidade irrepetível para testemunharmos a força do Novo Movimento da Cozinha Portuguesa.

O arranque está marcado para as 20h30, e o menu de degustação tem o valor de 85€ e inclui bebidas e café. As últimas reservaspodem ser feitas para o 217 236 313 ou para reservas@erva-restaurante.pt

Advertisements

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.