Advertisements
douro museu prémios

17.56 Museu da 1.ª Demarcação arrecada dois prémios APOM 2019

Em menos de um ano, o 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha, o (novo) centro de visitas da Real Companhia Velha, no Cais de Gaia, já recebeu três importantes distinções. Estreou-se com a eleição de ‘Melhor Enoturismo do Ano’, distinção atribuída pela Revista de Vinhos – Essência do Vinho, em Fevereiro deste ano. Foi agora a vez da Associação Portuguesa de Museologia galardoar o Museu da 1.ª Demarcação: nas categorias ‘Trabalho de Museografia’ e ‘Filme’, foram dois os Prémios APOM 2019 recebidos.

A cerimónia da entrega de prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) teve lugar na passada sexta-feira, dia 24 de Maio, no auditório Miguel Franco, em Leiria. Ambas as distinções são fruto do reconhecimento do trabalho feito por uma equipa pluridisciplinar, que dia-a-dia tem contribuído para elevar o Museu da 1.ª Demarcação num projeto de referência. 

O Museu da 1.ª Demarcação situa-se no piso 0 do 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha, localizado à beira do rio Douro, no Cais de Gaia (na Alameda da Rua Serpa Pinto, 44B; também com entrada pela Avenida Ramos Pinto). É contíguo a uma sala de provas e loja de vinhos e está dividido em seis capítulos. No núcleo museológico conta-se a história do Douro, a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, indissociável da própria história da Real Companhia Velha. Esta “viagem” pode ser feita através de inúmeros objectos e documentos pertença do espólio da empresa, onde se destaca o Alvará Régio assinado por D. José I a 10 de Setembro de 1756, sob os auspício do Marquês de Pombal – disponível na versão original, intocável, e em duas versões digitais, passíveis de serem folheadas – e garrafas históricas. Um museu que nos conta também alguns dos mais importantes acontecimentos mundiais.

De lembrar que o 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha é um espaço com 3.000 m2, divididos em dois pisos, onde vinho, gastronomia e história se complementam e onde tempo e conforto são palavras-chave. O nome faz referência ao ano da instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (também denominada por Real Companhia Velha), o mesmo da 1.ª Demarcação do Alto Douro: 1756, mais precisamente a 10 de Setembro.

O 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha está aberto desde 30 de Agosto de 2018 e pode ser “visitado” on-line, através do site www.museurealcompanhiavelha.pt. A entrada no espaço físico é gratuita uma vez por mês, para cidadãos nacionais ao segundo Sábado.

Advertisements

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: