enoturismo harmonizações vinho do porto

Caves da Cockburn’s têm novas harmonizações no menu de provas

Depois de terem mergulhado no doce universo do chocolate, as Caves da Cockburn’s – as maiores da zona histórica de Vila Nova de Gaia – apostam agora em sabores mais salgados que combinam na perfeição com os vinhos do Porto Vintage da marca da família Symington. A prova premium “3 Portos Vintage 3 Queijos” alia a qualidade do Quinta dos Canais Porto Vintage ao queijo de ovelha Nisa DOP; do Porto Vintage 2007 da Cockburn’s ao queijo de vaca São Jorge DOP; e do Vintage 2011 da Cockburn’s ao queijo de cabra Beiralacte. A proposta é uma parceria com a Mercearia das Flores, uma marca de produtos regionais e biológicos.

A prova está integrada na visita guiada às Caves da Cockburn’s e é feita na Sala John Smithes, um espaço privilegiado e exclusivo que vai buscar o nome a uma das mais influentes e carismáticas figuras da Cockburn’s que muito contribuiu para o estudo das castas do Douro. Mas o percurso inicia-se por um riquíssimo museu que apresenta a histórica bissecular da marca da Symigton – incluindo documentos originais e uma escultura com mais de 100 anos –, passando depois pelos armazéns de envelhecimento onde se podem encontrar milhares de pipas de carvalho, tonéis e balseiros que contêm os valiosos stocks de Vinhos do Porto da Cockburn’s em estágio.

Os visitantes ficam ainda a conhecer a tanoaria da Cockburn’s, a única totalmente equipada e operacional em Vila Nova de Gaia. Todos os dias úteis, sete tanoeiros trabalham neste espaço, sendo que é possível ver o trabalho desenvolvido ao longo de gerações na reparação de cascos, utilizando os mesmos instrumentos de há vários séculos. Antes de se chegar à sala de provas, existe ainda a oportunidade de se espreitar a garrafeira de Vinho do Porto Vintage, “viajando” pelo legado vínico da Cockburn’s, desde os lendários vinhos de 1868 e 1896, ao excecional 1908 e ao aclamado 2011. A prova tem um valor de 50 euros, sendo que as reservas podem ser efetuadas através do e-mail cockburnslodge@cockburns.com ou do número 913 007 950. As visitas às Caves Cockburn’s realizam-se entre as 10h00 e as 17h00.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s