Eventos Gastronomia restauração

Symposium Sangue na Guelra 2019

27 e 28 de Maio, a 5.ª edição do maior evento gastronómico realizado em Portugal chega à Gare Marítima de Alcântara. No Symposium Sangue na Guelra 2019, discute-se o poder da comida numa revolução conduzida pelas mais influentes personalidades da gastronomia mundial.

A REVOLUÇÃO da sustentabilidade

Basta colocar o produto no centro da discussão ou também importa dar palco aos produtores? É esta uma das premissas por trás da comunicação de César Costa, chef do recém-inaugurado Corrutela, em São Paulo, restaurante onde se faz compostagem e se mói o próprio trigo, e que se afirma como uma plataforma para a formação de uma cadeia de produtores mais justa e sustentável.

A REVOLUÇÃO do país irmão

Aconteceu quase por acaso, mas do acaso nasceu mais um ramo desta revolução: os ventos de mudança provenientes do Brasil. Para além de César Costa, entregamos o microfone a Ana Luiza Trajano, presidente do Instituto Brasil a Gosto e responsável por um incansável trabalho de pesquisa acerca dos produtos autóctones brasileiros, e Janaína e Jefferson Rueda, power couple da cena gastronómica paulistana que está a reconciliar a alta cozinha com a cultura popular.

A REVOLUÇÃO das crianças

Elas cantavam “we are the world”, mas é cada vez mais urgente colocá-las no centro da discussão. As crianças são o epicentro da revolução proposta pelo Projecto Refeitórios Escolares, que leva a alimentação biológica e saudável às escolas do 1.º ciclo da Junta de Freguesia dos Olivais, e de Janaína Rueda, mentora do projecto Merenda Escolar, que se propõe a mudar a alimentação nas escolas de São Paulo, Brasil.

A REVOLUÇÃO dos vinhos

Consciente de que nem só de comida se faz a revolução, o food writer português Miguel Pires propôs-se a conduzir um debate em redor dos vinhos naturais. Mais do que uma moda, serão os vinhos naturais essenciais para podermos engarrafar o futuro? Um repto que também é respondido por Valter Kramarsommelier do Hisa Franko, na Eslovénia, e um apaixonado por vinhos naturais.

A REVOLUÇÃO da comunidade

Nenhuma revolução faria sentido sem a inclusão das comunidades rurais e a recuperação de práticas e culturas ancestrais. É o que fazem Luís Simões, o chef português que está em Timor-Leste com a missão de recuperar o património gastronómico timorense; a Makro, empresa que tem desenvolvido uma relação de proximidade com as comunidades e o património dos Açores; e Stefan Doeblin, fundador da Sementes Vivas, projecto que cultiva e multiplica sementes portuguesas através da agricultura biológica.

A REVOLUÇÃO do empreendedorismo 

Depois de pensar a revolução gastronómica, é importante colocá-la em prática. É o que acontece em eventos como o Terroir Symposium, certame canadiano que reúne as comunidades da hotelaria e da gastronomia de forma a criar um programa educacional, e os The World Restaurant Awards, os prémios que procuram elevar a gastronomia a património cultural. Arlene Stein, fundadora do Terroir, e Joe Warwick, director criativo dos The Restaurant Awards, respondem ao incitamento revolucionário.

A REVOLUÇÃO dos media 

Comunicadores e instigadores de uma nova forma de olhar a gastronomia, a dupla Lotta e Per-Anders Jorgensen, fundadores da revista de culto Fool Magazine, falam-nos do papel da imprensa nesta revolução. Com uma atitude mordaz, o crítico gastronómico espanhol Rafael García Santos desafia os próprios cozinheiros a agir: “Se vocês não fizerem uma nova revolução, quem a fará?”.

E MAIS? 

No Sangue na Guelra, ninguém se senta à sombra de um cartaz fechado, nunca se pára de pensar e de querer ir mais além. Este é o Symposium onde tudo pode acontecer, onde se permite pensar o futuro sem medo de agitar o presente. O grito? The Power of Food.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s