Eventos mostra prova de vinhos

Mostra de Vinhos em Fernando Pó chega mais cedo em 2019

A Mostra de Vinhos em Fernando Pó regressa, este ano, uma semana mais cedo que o habitual, nos dias 3, 4 e 5 de maio, apresentando os melhores vinhos produzidos no concelho de Palmela. A 24.ª edição do certame, organizado pela Comissão Organizadora da Mostra de Vinhos em Fernando Pó, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, foi apresentada no dia 16 de abril, na Casa Dupó.

A organização decidiu antecipar a data da Mostra, de forma a não coincidir com a realização do Mercado Caramelo, em Pinhal Novo, criando, assim, espaço para as duas festividades no calendário anual, explicou Bruno Pedroso, representante da organização.

A prova de vinhos e o concurso para eleger os 10 Melhores Vinhos do Ano são os pontos altos do certame. Este ano, vão estar à prova 26 vinhos tintos e 14 brancos, entre os quais vão ser escolhidos, em prova cega, pela Câmara de Provadores da CVRPS – Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, os 10 premiados, a divulgar no último dia.

Vão estar presentes 24 expositores, dos quais 12 são vitivinicultores, mas também de outros produtos regionais, como queijos, enchidos e doçaria. Gastronomia regional, uma exposição de equipamentos relacionados com a vinha e um programa de animação que inclui provas comentadas, Show Cooking, animação musical e também atividades de enoturismo, passeios pedestres e visitas a adegas são outros atrativos para os cerca de 7.500 visitantes esperados. As entradas têm o valor de 2 euros e, adquirindo o copo oficial da Mostra, por 3 euros, é possível provar todos os vinhos (os da prova e os dos expositores).

A Mostra realiza-se, pelo segundo ano, no renovado pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó – fruto de uma candidatura do Município ao Portugal 2020, no âmbito do projeto Centro Rural Vinum – que «é hoje um espaço melhor preparado para receber a Mostra», realçou o Presidente, Álvaro Balseiro Amaro. A Câmara Municipal atribui um apoio financeiro no valor de 2.500 euros e apoios logísticos e técnicos estimados em 7.600 euros. «Temos aqui agentes, produtores e parceiros empenhados, com visão, com qualidade, com determinação e, portanto, acreditamos que vai ser uma excelente edição», referiu o Presidente.

Cecília Sousa, Presidente da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, que também apoia a Mostra, considera, igualmente, que o certame é o resultado da união de vontades «das autarquias, produtores, parceiros e agentes da terra que, ao longo do tempo, têm elevado o nível de qualidade deste evento».

Também presentes na apresentação estiveram João Palhoça, da AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, e Henrique Soares, Presidente da CVRPS. Ambos reconhecem o caminho que a Mostra ajudou os vitivinicultores desta região a trilhar ao longo destes 24 anos e apontam agora como principal desafio criar valor e sustentabilidade para o setor.  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s