arte cortiça Eventos

Saimir Strati cria obra exclusiva, ao vivo, no Vinhos em Cena

Nos próximos dias 23 e 24 de março, a 3ª edição do evento Vinhos em Cena recebe o artista albanês Saimir Strati, um dos nomes mais conceituados da arte contemporânea e referência na expressão artística do mosaico, detentor, entre outras distinções, de 10 Guiness World Records.

Saimir Strati é reconhecido pelo seu trabalho com materiais humildes, entre os quais rolhas, com as quais criou uma obra que lhe rendeu um Guiness World Record em 2014. Trata-se de um retrato de José Saramago, o maior mosaico do mundo feito com rolhas de cortiça, que juntou 900 000 rolhas numa parede de 157 m2.

O artista respondeu ao desafio lançado pelo Vinhos em Cena para, ao longo dos dois dias do evento que tem lugar no Teatro Tivoli BBVA, criar, ao vivo, um mural de 1,80×1,60m, feito a partir de cerca de 5 mil rolhas de cortiça. O material usado na contrução desta obra única foi recolhido pelo Grupo Vila Galé, patrocinador desta iniciativa,  numa ação de reciclagem que envolveu os hotéis, restaurantes e bares do grupo. O mosaico que os participantes do Vinhos em Cena terão o privilégio de ver ganhar forma em tempo real, ficará exposto no novo Vila Galé Douro Vineyards, que inaugura em abril deste ano.

A escolha deste material para a obra a criar no Vinhos em Cena prende-se com a sua natural associação ao vinho e com o reconhecimento que a cortiça tem a nível internacional, mas também com o seu potencial criativo. Segundo o autor, a globalização e a industrialização estão atualmente a afastar as pessoas da arte, pelo que o seu propósito “é usar materiais industriais para criar produtos irrepetíveis de forma artística”.

Recorde-se que o Vinhos em Cena, a ter lugar nos dias 23 e 24 de março, no Teatro Tivoli BBVA, tem como objetivo promover o encontro entre o vinho e a arte, nas suas mais variadas formas de expressão. Dirigido ao público geral, tem como pano de fundo um dos mais emblemáticos teatros lisboetas e um ícone da prestigiada Avenida da Liberdade. Provas comentadas por Mário Louro ou Tiago Bonito, conversas despretensiosas sobre arte e vinho com Rui VelosoCésar MourãoVasco d’AvillezAntónio ZambujoCissa Guimarães e Bernardo Cabral são algumas das propostas para ver e fazer este fim-de-semana. Mais informações e bilhetes em aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s