Chef da Sala de Corte participa no Campeonato Mundial de Cozinha

Luís Gaspar está de malas feitas. Entre os dias 16 e 19 de Fevereiro, o chef da Sala de Corte irá representar Portugal no Global Chef Challenge — o campeonato do mundo da cozinha individual, organizado pela World Association of Chefs’ Societies — em Itália.

A cidade de Rimini irá receber a semi-final da Europa do Sul, onde concorrerão Espanha, França, Itália, Chipre, Malta, Turquia e Portugal. O nosso país será representado pelo chef Luís Gaspar, seleccionado por fazer parte da Equipa Nacional de Competição Culinária, pertencendo à Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP). O vencedor desta etapa representará o seu país na grande final, que decorrerá no Congresso da World Association of Chefs’ Societies (WACS), em Moscovo, em 2020. 

“Terei de desenvolver um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa, tudo confeccionado para 6 jurados, em apenas 3 horas. Irei levar o meu commis, o João Duarte, também da Sala de Corte”, conta o chef, já com um menu devidamente desenhado. Os ingredientes são escolhidos pela organização e ao cozinheiro português cabe impressionar pela técnica e pela criatividade. “Na entrada terei de usar robalo e vieiras, no prato principal coração de alcatra e rins de vitela, e na sobremesa chocolate e fruta”, partilha. Também como parte da comitiva portuguesa, estará presente enquanto jurado da competição o chef Carlos Madeira, actual presidente da ACPP.

Luís Gaspar é membro da Equipa Nacional de Competição Culinária desde 2009, tendo já representado Portugal em 6 competições internacionais (Campeonatos do Mundo e Olimpíadas da Cozinha em equipa). Estreou-se na equipa júnior, cresceu e integrou a equipa sénior, e já arrecadou uma medalha de ouro, uma de prata, e 4 de bronze. Por cá, estreou-se em nome próprio na Sala de Corte em 2015, tendo antes trabalhado com Henrique Sá Pessoa e Aimé Barroyer. Em 2017 venceu o Chef Cozinheiro do Ano e o Best Promising Chef of Portugal, pelo festival Open Festival, que o levou a representar portugal na competição internacional.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s