Um Porto ‘escrito’ com paixão em vinhas com mais de 50 anos

Ferreira Vinhas Velhas Vintage Porto 2016_Packshot_r.jpg

A mais recente ‘obra de arte´ de Luís Sottomayor começou a ganhar forma no decorrer do profundo trabalho de requalificação das vinhas da Sogrape no Douro, realizado na última década. “Esta melhoria introduzida na vinha permitiu-nos atingir o desejado patamar de qualidade para avançarmos para esta referência superior de Ferreira que agora apresentamos pela primeira vez”, explica o enólogo, confessando ainda que “este processo já tinha em vista a criação de um vinho como este Vintage Vinhas Velhas”.

Ferreira Vintage Vinhas Velhas 2016

Produzido a partir de uvas provenientes de vinhas velhas das quintas da Sogrape no Douro, especialmente da Quinta do Porto – conhecida como uma das residências de Dona Antónia Adelaide Ferreira –, este super vintage assume um caráter distinto, com níveis de complexidade, cor e estrutura absolutamente excecionais, que lhe permite agora desempenhar o papel de protagonista no valioso património histórico de mais de 250 anos de Porto Ferreira, onde o tempo e a espera imperam.

Porto Ferreira Vintage Vinhas Velhas 2016 é resultado do saber e paixão de uma equipa de enologia e viticultura, que alia a modernização tecnológica ao respeito integral pelos métodos e práticas tradicionais na produção de Vinho do Porto de elevada qualidade.

“Se os Vintage Ferreira são únicos, se representam a exaltação máxima da qualidade de um Vinho do Porto, este Vinhas Velhas 2016 assume-se como o culminar de anos de experiência, um verdadeiro marco na escala de valores da marca. Estamos perante um exemplo supremo da qualidade de Ferreira”, conclui Luís Sottomayor, assumindo um enorme orgulho pela possibilidade de dar continuidade a uma história sem igual no mundo do vinho.

Com uma edição limitada a 4.000 garrafas, Ferreira Vintage Vinhas Velhas 2016 vai encabeçar uma das mais ricas garrafeiras de Vinhos do Porto Vintage, a das Caves Ferreira, um lugar de culto, testemunho do extraordinário historial da marca, onde coabitam ‘pacientemente’ os melhores vinhos desde 1815.

P.V.P. Recomendado: 175€ (Indicativo, não vinculativo).

Sobre o vinho

Castas: Vinhas Velhas (70%), Touriga Nacional (20%), Sousão (10%)

Teor alcoólico: 20% | Acidez total: 4,9 g/l

Ferreira Vintage Vinhas Velhas 2016 apresenta uma carregada cor preta. Revela excelente complexidade e intensidade com notas balsâmicas como resina e caixa de tabaco, notas florais a esteva e aromas de especiarias como pimenta e cravinho; é ligeiramente mentolado e apresenta nuances de xisto molhado e um pouco de cacau, fruto de uma excelente maturação. Na boca é denso, com acidez vibrante que lhe confere um excelente equilíbrio, taninos firmes e robustos de grande qualidade e ainda notas de chá verde, esteva e manjerico. O final é extremamente longo, elegante e complexo.

 

Advertisements

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.