Quinta do Pôpa elege ‘Black Friday’ para lançar novas colheitas

Os irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira (Netos do Pôpa), cujas mentes são inquietas por natureza, viram nesta sexta-feira – Black Friday – a data ideal para lançar oficialmente as novas colheitas da gama ‘Pôpa Black Edition’, estreada há dois anos por esta altura. Um tinto de 2016 e um branco de 2017 fazem parte desta que é uma iniciativa suportada por uma campanha, cuja tagline é “Pôpa is the new black. Happy Wine Friday”.
O ‘Pôpa Black Edition tinto 2016’ é feito de uvas provenientes de Vinhas Velhas e contempla, ainda, as seguintes castas autóctones: Tinta Roriz (30%), Touriga Franca (20%), Tinta Amarela (10%) e Tinto Cão (10%). As três primeiras foram vinificadas em lagar com pisa a pé; e as duas últimas, em cubas de inox. O estágio também ocorreu separadamente, por casta, em barricas usadas de carvalho francês, com capacidade de 225 litros, durante diferentes períodos, entre 10 a 15 meses. Este vinho, de cor vermelho rubi, apresenta notas vegetais e de esteva, aromas que lhe atribuem sensações de frescura; a ligação das mesmas com notas de cacau reflecte-se em aromas mais quentes e doces. A fruta fresca também é evidenciada, equilibrando o aroma deste néctar no seu todo. No palato, a entrada é elegante mas, à medida que o vinho aquece, torna-se mais compacto e volumoso. Os taninos e a acidez, em permanente simbiose, tornam o final de boca deste néctar extremamente carismático.

A mistura de castas brancas provenientes de Vinhas Velhas localizadas fora da propriedade, na fronteira da Região Demarcada do Douro, em solo transitório de xisto a granítico, são a fórmula do ‘Pôpa Black Edition branco 2017’. Um vinho com alma duriense, em que 30% do lote fermentou em barricas de carvalho francês de 225 litros e foi submetido abattonage durante seis meses. Nos restantes 70%, o final da fermentação e o estágio foi feito em cubas de inox. O resultado traduz-se num branco de cor  amarelo citrino. O aroma revela-se fresco e intenso na fruta, com notas de pêssego, ananás e maracujá. No palato, a entrada é volumosa, passando a um centro de boca largo e sedoso. A acidez apresenta-se equilibrada e harmoniosa. O final de boca é redondo e intenso. INFORMAÇÕES TÉCNICAS Pôpa Black Edition tinto 2016 • DOC Douro Garrafas: 12785 (0,75l) e 100 (1,5l)  •  Álc.: 13,0%  •  Acidez Total: 5,0 g/l  •  pH: 3,69 Pôpa Black Edition Branco 2017 • DOC Douro Garrafas: 7344 (0,75l) e 100 (1,5l)  •  Álc.: 13,0%  •  Acidez Total: 6,52 g/l  •  pH: 3,10 PREÇOS DE VENDA AO PÚBLICO RECOMENDADOS €13,45 (0,75l) ou €34,50 (1,5l) – preços iguais para ambas as referências

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s