Lavradores de Feitoria sugere Grandes Escolhas

No ano em que celebra a maioridade, a duriense Lavradores de Feitora (LF) cumpre a promessa de voltar a lançar uma nova colheita (de 2014) do seu tinto topo de gama – ‘Três Bagos Grande Escolha’. O ano de 2018 foi também a data escolhida para relançar uma colheita antiga deste néctar: com dez anos, é tempo de ir à cave e dar luz às bem guardadas garrafas de ‘Três Bagos Grande Escolha 2008’, que agora enverga a designação adicional de “Estágio Prolongado”. Duas esplendorosa opções vínicas do Douro, bem a condizer com a quadra natalícia.

Três Bagos Grande Escolha

A essência do(s) ’Três Bagos Grande Escolha’ passa por um dominador comum: a produção só acontece em anos excepcionais e a partir de uvas provenientes de uma Vinha Velha, actualmente  com mais de 60 anos, e cuja mistura de castas proporciona a feitoria de um vinho duriense à moda antiga. O processo ancestral prossegue com a pisa a pé e fermentação em lagar tradicional e balseiros de carvalho. Se por um lado são escolhidas as melhores barricas, no que toca à madeira e ao tipo de tosta, isso não é garantia de que todo o vinho que ali estagia tenha entrada directa para uma garrafa de ‘Três Bagos Grande Escolha’: só os melhores têm esse regalo.

Prosseguindo no tema “estágio”, o ‘Três Bagos Grande Escolha tinto 2014’ esteve a estagiar em  barricas novas de carvalho francês ao longo de 14 meses, o tempo necessário – nesta colheita – para poder passar à fase de repouso em garrafa, de onde vai nascer um vinho equilibrado e de enorme longevidade, como procura o produtor. Apresenta uma cor vermelha viva, brilhante e profunda. No nariz, é um tinto cheio e complexo, com boa fruta, onde se destacam a amora e a groselha. A madeira está muito bem integrada, tornando o aroma rico e, ao mesmo tempo, elegante. Na boca, é muito saboroso, denota notas de fruta vermelha madura e destaca-se pelos taninos aveludados e elegantes. Muito rico e concentrado, este tinto tem um final de boca muito persistente.

Três Bagos Grande Escolha Estágio Prolongado

Para inverter a tendência de consumo de vinhos demasiado jovens, a cada colheita em que a Lavradores de Feitoria lançava um ‘Grande Escolha’, ia guardando – na sua adega, por isso em perfeitas condições de temperatura, humidade, luz e repouso – algumas garrafas, que anos mais tarde optou por relançar como edição especial. Fê-lo porque acreditou no potencial de envelhecimento dos vinhos. É a segunda vez que esta categoria sai da adega; a primeira foi com o ‘Três Bagos Grande Escolha tinto 2005’. Uma iniciativa com uma componente didáctica, na medida em que põe à prova, lado a lado, vinhos com idades bem distintas, mas que têm como ponto de partida o mesmo perfil. A Lavradores de Feitoria pode assim mostrar, de forma prática, quão longevos são estes vinhos.

O vermelho intenso e profundo é só o início desta viagem sensorial por um Douro de carácter. No nariz, este ‘Três Bagos Grande Escolha Estágio Prolongado tinto 2008’revela-se cheio e complexo, a denotar fruta madura, a lembrar amora e groselha, bem como frutos secos, características resultantes da evolução em garrafa. A madeira está bem integrada, tornando-o um vinho elegante e poderoso. Na boca, é muito saboroso e encorpado. Com taninos presentes, mas muito suaves e aveludados. Mostra-se longo, com um final persistente e manifesta uma enorme longevidade, devido ao seu equilíbrio.

INFORMAÇÃO TÉCNICA

Três Bagos Grande Escolha tinto 2014 . DOC Douro

PVP: €35,00  •  Álcool: 15,0%  •  Acidez Total: 5,0 g/l  •  pH: 3,76

Três Bagos Grande Escolha “Estágio Prolongado” tinto 2008 . DOC Douro

PVP: €60,00  •  Álcool: 14,0%  •  Acidez Total: 5,22 g/l  •  pH: 3,66

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s