As estrelas da Fortaleza do Guincho

Numa noite história para Portugal, o Hotel Restaurante Fortaleza do Guincho Relais & Châteaux vê revalidada a Estrela Michelin, que ganha consecutivamente desde 2001!

Pela primeira vez, o país acolheu a gala da entrega dos prémios do Guia Vermelho para Portugal e Espanha, numa cerimónia que teve lugar no Pavilhão Carlos Lopes, e que recebeu os nomes maiores da gastronomia da Península Ibérica. O Fortaleza do Guincho voltou a brilhar, mostrando que se mantém leal ao que o distingue desde o primeiro dia: qualidade, excelência, elegância, rigor.

A equipa do restaurante está mais uma vez de parabéns pela renovação daquele que é o mais importante e ambicionado prémio da gastronomia a nível mundial. Miguel Rocha Vieira, chef Executivo da casa desde 2015, entrega assim da melhor forma as rédeas do restaurante a Gil Fernandes, seu braço direito desde então. Enquanto Rocha Vieira encerra mais um ciclo, Gil Fernandes cumpre o sonho da sua vida, ao assumir agora o cargo de Chef Executivo de um dos restaurantes mais respeitados do país.

No ano em que celebra 20 anos de existência, as portas da Fortaleza continuam abertas à mudança, ao delegar a chefia da cozinha a um dos jovens mais talentosos da sua geração. Mas, apesar dos seus 28 anos, Gil Fernandes não é um ’novato’ na alta cozinha. Formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde entrou com 14 anos e de onde saiu para trabalhar com Jonnie Boer, no De Librije (3*** Michelin). Passou pelo Vila Joya (2**Michelin) e pelo Ocean (2**Michelin).

Depois de três anos como sous-chef no Guincho, agora assume a liderança do restaurante para “dar continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui, com uma evolução natural e tranquila. A filosofia gastronómica da cozinha continua a unir tradição, sabor, qualidade e sazonalidade”, assegura o cozinheiro. De olhos postos no futuro, Gil garante que “a experiência à mesa vai continuar a ser uma descoberta a cada momento, sempre em torno da cultura e da história portuguesas”.

Hotel Restaurante Fortaleza do Guincho inaugurou em 1998 e ganhou a Estrela Michelin pela primeira vez em 2001, tornando-se um dos restaurantes da zona de Lisboa com esta distinção há mais tempo.

O momento é de celebração para Portugal, que ontem à noite conquistou 4 novas Estrelas Michelin. Mais uma importante página na história da gastronomia nacional, que está pronta para conquistar o mundo e mostrar que é uma das grandes potências mundiais do sector.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s