Já foram escolhidos as quatro melhores experiências de turismo gastronómico sustentável de Portugal, que apresentaram a sua candidatura em junho ao MEDFEST, o projeto INTERREG-MED que agrupa oito países europeus em torno do Mediterrâneo e do Turismo Sustentável. Estas iniciativas exemplares terão agora oportunidade de se apresentarem publicamente na VI Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, de 6 a 9 de Setembro, com uma afluência esperada de 30.000 visitantes; de fazerem uma viagem de estudo a uma “boa-prática” de turismo gastronómico sustentável no sul da Europa; de participar numa feira internacional de turismo sustentável; de serem destacados nos roteiros e itinerários MEDFEST e de serem convidadas a integrar a Rota da Dieta Mediterrânica, uma comunidade de empresas e entidades unidas pela valorização económica e cultural deste património cultural imaterial da humanidade (UNESCO).
Foram apresentadas candidaturas de norte a sul do país, dinamizadas por empresas, associações, municípios, todas com caráter muito interessante, revelando que, por todo o país, muitas empresas, entidades e organizações estão a desenvolver um trabalho notável em torno da preservação e valorização do estilo de vida mediterrânico. Este pode ser apresentado na forma de experiências gastronómicas ou culinárias, que introduzem a cultura e o património de forma apelativa para o público e os visitantes.
“Queremos dar os parabéns a todos os que enviaram as suas candidaturas em junho”, afirmou Artur Gregório, presidente da direcção da Associação In Loco e coordenador do projecto MEDFEST em Portugal. “Quero realçar o elevado mérito dos projectos apresentados, que irão agora integrar a rede MEDFEST”.
Os quatro vencedores abrangem várias regiões do continente. De norte para sul, foram seleccionados um projecto de Bragança, um das Aldeias de Portugal, um outro do município de Mértola, e um último do Algarve. No município de Bragança, venceu o projecto “Couscous Transmontano”, que se propõe reabilitar este cereal esquecido, mas que existe em Portugal desde o tempo dos árabes, dos mouros aos sefarditas. Alimento muito popular de ricos e pobres, este tesouro escondido da gastronomia transmontana é hoje raramente associado à cultura nacional.
O ‘workshop’ de cuscos pretende recriar o ciclo da colheita destes cereais em Palácios, uma aldeia em Bragança, realizando as típicas actividades agrícolas da ceifa e da malha ao ritmo de canções tradicionais e, depois, fazendo o couscous transmontano, utilizando a farinha de trigo e as masseiras do pão.
O segundo projecto vencedor é das Aldeias de Portugal, a norte, e dá pelo nome de “Almoce e jante connosco”. A proposta passa por abrir as portas das casas das aldeias históricas e oferecer aos turistas uma imersão na vida real dos habitantes, através de uma refeição tradicional e do convívio em família. Esta experiência diferenciada oferece a possibilidade de provar uma refeição em família e ao mesmo tempo fazer amigos entre os locais. O regresso é garantido.
Mais a Sul, em Mértola, outro projecto selecionado pelas candidaturas do “Onde Fica…? O melhor do Mediterrâneo.”, destinado a empresas e entidades interessadas em destacar experiências de turismo gastronómico sustentável, é o “À noite no mercado”. Tendo como enfoque principal o produto, os mercados municipais de Mértola e Mina de S. Domingos acolhem todos os que quiserem participar numa conversa em torno de temáticas associadas à alimentação ou a um produto local, de época. Quem vem é convidado a trazer algo de casa para partilhar, e depois da conversa, come-se – claro -, e canta-se.
Por fim, o quarto projecto seleccionado foi o “Taste Algarve”. Sedeado em Tavira, este promove a gastronomia algarvia e os produtos locais através de workshops de cozinha, provas de degustação, visitas a produtores locais e programas gastronómicos desenvolvidos numa tradicional fazenda algarvia, o Monte do Álamo. Miúdos e graúdos podem deste modo pôr a mão na massa e confecionarem eles mesmos uma série de iguarias algarvias que irão degustar.
Foram ainda selecionados mais onze projetos inovadores e criativos que passarão, a partir de agora, a integrar a rede internacional de experiências de turismo sustentável construída pelo projeto MEDFEST e convidadas a fazer parte da Rota da Dieta Mediterrânica:
Barcelos 7 Prazeres da Gastronomia
Algarve Algarve Cooking Vacations
Ponte de Lima Bacalhau de Cebolada
Castelo de Paiva Do rio para a mesa
Mirandela Experiências Vivas
Loulé Jantar Vínico
Guimarães Le Babachris
Guimarães Memórias n’ a Cozinha, uma experiência emocional
Portimão Sabores no Caminho – Flavours on the Go
Setúbal Setúbal Terra de Peixe
Lisboa/Porto Tours culinários
Sobre o Medfest
O MEDFEST é um projecto de três anos (2017-2019), inserido no programa de cooperação INTERREG-MED, que une oito países do Mediterrâneo na valorização do Turismo Gastronómico Sustentável. O chef Vítor Sobral é o embaixador nacional do MEDFEST.