Design Wines – O próximo passo…

Olhava para o rótulo, e tinha logo a certeza que era aquele!! Foi assim que começou, um gosto inexplicável pela imagem dos vinhos! Recordo os fabulosos e intermináveis jantares com amigos. Começavam sempre da mesma forma – “Marco!! Escolhe tu o vinho, tu é que sabes!” Estavam longe de saber que percebia tanto, ou pouco mais do que eles… A decisão era quase sempre tomada com base na atractividade do rótulo, do conjunto, e com toda a sinceridade, nessa altura não havia, ao contrário do que acontece hoje em dia, assim tantos vinhos com uma imagem cuidada!

De facto o fascínio pelos rótulos de vinhos acompanhou-me desde bem cedo. Por um acaso, ou não, surgiu em 2004 a possibilidade de começar a trabalhar no mundo dos vinhos, na Quinta da Nespereira, em Gouveia (sub-região da Serra da Estrela, Dão). Foram 13 anos (2004-2017), que me proporcionaram um contacto mais próximo com a realidade dos vinhos, com as provas, as feiras, com vários perfis de consumidores etc. Entretanto em 2007 surge a oportunidade de frequentar uma Pós-Graduação em Marketing de Vinhos (IPVC, Escola Superior Agrária – Ponte de Lima), uma experiência fantástica, que me acrescentou conhecimento e aguçou a curiosidade.
É neste contexto que surge, em 2008, o blog Marketing de Vinhos, que mais não era (e assim continua) do que um “caderno de apontamentos” que me ajudava a acompanhar as notícias relacionadas com os vinhos (e mais tarde a gastronomia). Escrevi alguns artigos de opinião, que julgo interessantes, e que serviam sobretudo de reflexão, e de auto-estudo, e divulguei uma quantidade alargada de informação sobre lançamentos, eventos, design, rótulos, imagem, gastronomia etc.
São 10 anos de blog!!! Reconheço que a fatia da divulgação é hoje maioritária, em relação aos artigos de opinião, o que de facto não era a principal meta, mas isso deve-se fundamentalmente à quantidade de informação que recebo, que é sem dúvida elevada.
Ao fim de uma década, decidimos iniciar um novo projecto, o lançamento de uma loja online, a Design Wines, que “caminhará” ao lado do blog, e que sem qualquer tipo de pretensão, pretende comercializar e divulgar projectos vínicos, aos quais estamos ligados por afectos, ou que nos tocam de forma imediata. Não é nosso objectivo preencher o portefólio com uma grande quantidade de vinhos, com todas as grandes referências. Move-nos sobretudo o gosto por vinhos particulares, carregados de características emocionais, ou com uma imagem impactante, que nos conquistem com o olhar.
Quem vê caras vê corações, por mais utópico e contraditório que isto seja, continuo a acreditar, tal como no primeiro dia…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s