Herdade das Servas Vinhas Velhas tinto 2014 vale "Ouro"

Nem tudo o que reluz é ouro! Neste caso é vinho que vale ouro. Falamos da mais recente colheita do topo de gama da família Serrano Mira, o alentejano ‘Herdade das Servas Vinhas Velhas tinto 2014’, um vinho que conquistou os jurados dos concursos ‘Mundial de Bruxelas’ e ‘Citadelles du Vin’ deste ano, de onde trouxe duas medalhas de ouro. Isto depois de ter alcançado 94 pontos com a chancela da revista norte-americana da especialidade Wine Enthusiast.
A 25.ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas decorreu, este ano, entre 10 a 13 de Maio, na cidade de Pequim, na China, com mais de 9.180 de amostras vínicas de 50 países e cujo resultado colocou Portugal em 4.º lugar, com 324 medalhas. Entre 19 e 21 de Maio, foi a vez da 18.ª edição do Citadelles du Vin, que teve lugar em Bourg, Bordéus, França, onde estiveram em prova mais de 1200 amostras de 30 países, das quais ficam em destaque as 58 referências portuguesas medalhadas (26 com ‘ouro’ e 32 com ‘prata’).
O ‘Herdade das Servas Vinhas Velhas tinto 2014’ é uma das referências vínicas superlativas que reflecte o terroir de Estremoz, um Alentejo com frescura, acidez e elegância, e uma herança conferida pelo saber-fazer de 350 anos. Resulta do blend das castas Alicante Bouschet (45%), Trincadeira (25%), Touriga Nacional (25%) e Petit Verdot (5%) enxertadas pelo sistema de chip bud, o qual permite preservar as raízes das Vinhas Velhas. Após uma criteriosa selecção na vinha e na adega, as uvas foram desengaçadas e submetidas a maceração pré-fermentativa. Terminado o processo de vinificação, o vinho estagiou durante 18 meses em barricas de carvalho francês e americano, de primeiro e segundo anos. Posteriormente, foi engarrafado e deixado a repousar por 12 meses na cave da Herdade das Servas. 
Em prova é um vinho límpido, de cor vermelho granada profundo. Denota aromas de ameixa, figo, chocolate negro e especiarias, com notas florais. É complexo, estruturado e volumoso, com tostados de barrica de carvalho e final persistente, revelando todo o potencial de envelhecimento. Na harmonização, “casa” bem com carnes vermelhas, pratos de caça, enchidos e queijos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s