cortiça design

Albertina Oliveira vence “A Design Award & Competion 2014/2015”


Albertina Oliveira, arquiteta portuguesa, foi uma das vencedoras do concurso internacional “A Design Award & Competion-2014/2015″, na categoria Bronze, com o projeto “Ayers Cork”, um conjunto de luminária, mesa e 8 cadeiras que acabam por interagir de forma perfeita, funcionando como um só.

 

A forma e a unidade do objeto combinadas com o uso inovador de materiais na sua conceção, como a cortiça e o “corkbalt” (um material inovador que combina a fibra de basalto com cortiça), são fatores fundamentais que distinguem esta peça de outras.

 

«… A forma monolítica surgiu a partir da ideia básica que eu tive de trabalhar com a versatilidade deste material. Além da forma do conjunto, podemos contar também com o conforto natural que o material de cortiça transmite através do toque e da aparência…», assegura a arquiteta.

 

A equipa, composta por Albertina Oliveira (Designer Criativa) e António Pinto (Assistente no Modelo 3D), salienta ainda que o grande desafio deste projeto foi encontrar máquinas capazes de produzir cada peça a partir de um bloco de cortiça único.