A ExpoVinis Brasil 2015 acaba de distinguir o Moscatel de Setúbal da José Maria da Fonseca, Alambre 20 Anos, como melhor vinho fortificado do evento, figurando também do Top 10 deste certame.
O Alambre 20 Anos recebeu 93,5 pontos dos 100 possíveis, tendo-lhe sido ainda atribuído o “Prémio José Ivan dos Santos”, para o vinho com a melhor pontuação em todas as categorias.
Moscatel de Setúbal é um vinho generoso com Denominação de Origem Controlada (D.O.C), reconhecida desde 1907. O Alambre 20 Anos é elaborado a partir da casta Moscatel, que é um tipo de uva que prima pelo seu carácter frutado, melado com aroma a fruta tropical, diferenciando os vinhos moscatéis de qualquer outro tipo de vinho. Este vinho é um lote de 19 colheitas em que a colheita mais nova tem pelo menos 20 anos e a mais antiga perto de 80 anos, resultando num vinho complexo, aromático, elegante com um longo final de prova. Da produção anual de Moscatel de Setúbal, uma parte é destinada ao envelhecimento mais prolongado em cascos de madeira usada, que podem ser visitados na Adega dos Teares Velhos, na Casa Museu, em Vila Nogueira de Azeitão.
A 19ª edição do ExpoVinis Brasil, maior feira de vinhos da América Latina, que acontece em São Paulo, de 22 a 24 de Abril, distingue anualmente os 10 Melhores Vinhos do evento, com categorias como: Melhor Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosé, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces.
O júri formado por profissionais do sector, como sommeliers, jornalistas e bloggers, é presidido por Jorge Lucki, único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin.
A ExpoVinis Brasil leva ao Brasil alguns dos principais produtores vitivinícolas do mundo e reúne os players da área para conhecer as novidades e discutir o sector. Mais informações sobre o evento em www.expovinis.com.br.