Arte, vinho e gastronomia. Três bons pretextos para uma visita a Lamego durante outros tantos dias – 7, 8 e 9 de junho.
No Museu de Lamego, o evento enogastronómico TASTE DOURO reunirá boa parte do melhor que a região tem para oferecer, convidando os visitantes à degustação de vinhos do Porto e DOC Douro, deiguarias confecionadas por restaurantes que ali estarão representados e em funcionamento contínuo, deprodutos gourmet que têm por base matéria-prima duriense, sem esquecer workshops dirigidos a profissionais da restauração e hotelaria e aos curiosos por vinho.
O evento será inaugurado dia 7, pelas 18h, logo que terminado o “Seminário Internacional de Enoturismo no Douro”, que nessa tarde decorrerá no vizinho Teatro Ribeiro Conceição. Os restaurantes e os expositores do TASTE DOURO, no Museu de Lamego, estarão disponíveis até às 24h. Depois, dias 8 e 9, das 12h30 às 24h.
Os visitantes poderão apreciar as mais recentes novidades de vinhos DOC Douro e vinhos do Porto junto dos produtores presentes e ainda num wine bar aberto em permanência. Os restaurantes representados e que funcionarão em contínuo no evento – Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego, Castas e Pratos e Aquapura – terão dezenas de degustações gastronómicas disponíveis, combinando cozinha tradicional e contemporânea.
APROFUNDAR CONHECIMENTOS
E IMPLEMENTAR NOVAS PRÁTICAS
No TASTE DOURO será também possível aprender mais sobre vinho. Diariamente serão realizadas duas sessões de “Conversas sobre Vinho”, em que de uma forma descontraída e prática os participantes obterão dicas sobre aquisição, consumo e apreciação de vinhos, com natural enfoque para os vinhos da região do Douro.
Já no dia 8, pelas 16h, os profissionais da restauração e hotelaria são convidados a participar no workshop “Como implementar um programa de vinho a copo no seu restaurante ou wine bar”. Trata-se de uma ação de sensibilização, em parceria com a ViniPortugal, que tem por objetivo melhorar o serviço de vinhos nos espaços de restauração e apresentar o vinho a copo como um meio de potenciar o negócio e alargar a oferta aos consumidores.
E aos vinhos e gastronomia, o TASTE DOURO alia a arte. O Museu de Lamego, local do evento, é um dos edifícios arquitetonicamente mais valorizados da região, tendo ainda uma coleção assinalável de peças de cerâmica, desenho, escultura, mobiliário, ourivesaria, pintura e têxteis.
O TASTE DOURO é uma organização da Beira Douro – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro, com produção da EV- Essência do Vinho.