A AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, irá organizar um congresso de impacto nacional sobre a temática do mundo rural e o desenvolvimento sustentável dos territórios, tendo como vetor de desenvolvimento o vinho e toda economia associada a este sector.
Para que o congresso tenha o maior alcance possível prático, serão desenvolvidas a partir de 2012, 10 fóruns regionais de debate por todas as regiões do país, incluindo ilhas.
O Conselho Executivo do Congresso é composto pelas seguintes entidades: CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local; FENADEGAS – Federação Nacional de Adegas Portuguesas, Fundação da Mata do Buçaco, IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, ANDOVI – Associação Nacional Denominações de Origem Vitivinícolas e o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.
Este grupo definiu 5 temas de discussão para os fóruns, o objetivo é serem espaços de debate e opinião das realidades e especificidades de cada região. Ao todo estão envolvidas cerca de 90 entidades que irão dinamizar a reflexão sobre os temas sugeridos:
· Novos Desafios do Mundo Rural, Ensino e a Inovação;
· Vinho e Economia Sustentável
· Vinho, Gastronomia e Turismo
· Vinho e Comunicação;
· Vinho, Autarquias e Agentes Locais.
A data do Congresso é 11 de Junho de 2013, durante a 50ª Feira da Agricultura no CNEMA, e onde serão apresentadas as conclusões dos 10 fóruns Regionais refletindo um país rural real, e profundamente ligado à cultura do vinho.
Estas temáticas serão abordadas por especialistas nestas matérias, sugerindo linhas de ação e orientações de apoio ao mundo rural, de forma a tornar este sector mais competitivo, quer no mercado europeu quer no mercado global e atrativo ao investimento.
|