As lojas de vinho online, têm vindo a multiplicar-se rapidamente, o que faz com que os consumidores tenham actualmente um número considerável de opções, no que toca à compra de vinhos à distância. Comprar vinho pela internet, pode ser uma experiência divertida e enriquecedora, além de ter a vantagem de fornecer ao consumidor uma quantidade e qualidade de informação, que pelo meio tradicional seria completamente impossível. A comparação de preços, a escolha do nível do serviço, o tempo de entrega, a personalização da entrega, entre vários factores, pode ser feito online, de forma rápida e prática. Se para muitos o contacto directo com a garrafa e o próprio ponto de venda, incluindo o vendedor, é essencial, para um número crescente de consumidores o canal online acaba por não desvirtuar o factor emocional da compra.
Contudo, se é um facto que as compras de vinho online têm vindo a aumentar, convém referir alguns detalhes que devem ser tido em conta, pelas lojas online, para que não existam falhas que comprometam a repetição da compra. O negócio de vendas online, do qual o site é o principal canal, deve seguir algumas regras que facilitem o processo de compra:
– Inventário actualizado, disponível
– Informação bem organizada e de fácil acesso
– Web site atractivo
– Fotos dos rótulos ou/e garrafas com qualidade
– Entrega eficaz e rápida
– Entrega gratuita se possível (ou após um determinado valor)
– Mercadoria bem acondicionada
– Envio de emails com interesse (ter cuidado com o envio em quantidade exagerada)
– Campanhas promocionais online
– Preços adequados ao serviço
Estes são apenas alguns itens que devem ser tidos em conta pelos responsáveis das lojas online, mas que no fundo se resumem numa única ideia, fazer tudo para que o consumidor se sinta confiante ao comprar vinhos online, e que a sua experiência não perca a emoção, geralmente associada às lojas tradicionais, e que ganhe em economia de tempo, em riqueza de informação e de opções.
http://www.exauro.com